Youtubers Hugo Francioni e Pedro Pereira lançam guia sobre música pop

Desde 2013, os youtubers Hugo Francioni e Pedro Pereira fazem sucesso com o canal Pedrugo. Hoje com mais de 120 mil inscrições, seus vídeos falam sobre temas que eles adoram: diversidade, livros e, é claro, k-pop. Estilo que surgiu na década de 90 e recebeu influências da música eletrônica, R&B e até mesmo do rock coreano, o k-pop se consolidou ao redor do mundo como um dos gêneros mais populares entre os jovens.

Apaixonados pela cultura asiática, o casal uniu seu conhecimento para lançar um dos primeiros livros do Brasil sobre a música pop sul-coreana: O melhor guia de k-pop real oficial, que chega este mês às livrarias pela Galera. Dividido em nove partes, o livro é voltado tanto para quem quer ingressar nesse universo quanto para os experts no assunto.

No guia, o casal explica o que é k-pop e suas diferenças para o pop americano, e fala sobre o surgimento do fenômeno. Na segunda e terceira seções, eles apresentam a indústria e o mercado da música pop da Coreia do Sul, descrevendo a formação dos grupos, as funções que cada componente desempenha dentro deles e todo o processo de divulgação e marketing após a sua estreia. Há uma grande seção dedicada às gerações do k-pop e aos grupos e artistas que marcaram cada uma. Eles são acompanhados por uma ficha de apresentação que traz informações importantes como período em atividade, álbuns e integrantes.

Pedro e Hugo selecionam também letras de músicas importantes para o casal, apresentam uma lista de palavras e expressões comuns no universo kpopper e indicam vídeos com ótimas coreografias – traço marcante nos clipes de k-pop. O guia conta ainda com uma seção para falar sobre as novelas sul-coreanas, os doramas. Por fim, os dois trazem curiosidades e fotos de artistas, sempre acompanhados de comentários bem-humorados, e indicam sites, páginas e canais para quem quiser saber mais sobre o k-pop.

eldogomes.com.br

Por @EldoGomes | Jornalista Multimídia e YouTuber.