Empreender no período da pandemia no show business tem sido um grande desafio, relata o músico e produtor Mr.PinGO.
Vejam 07 dicas para empreender nesse período tão tenso
1- Marketing digital e produção de conteúdo.
O Artista precisa urgentemente entender que o mundo se digitalizou, o consumo do CD’s diminui bastante, e as redes sociais nunca tiveram tanta força, e foi no período da pandemia onde notamos o aumento da produção de conteúdos, podemos destacar o Tiktok que de forma avassaladora virou uma febre entre as celebridades.
2- Editais
Nunca foi aberto tanto edital de chamamento público para ajudar os artistas, quanto nesse período de pandemia, ainda temos alguns editais em aberto rolando por aí. Tivemos também a ajuda do auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc, percebo que alguns artistas perdem muita oportunidade de adquirir subsídios governamentais, devido a falta de preparo e também de capacitação para entender todo o processo burocrático, uma dica, comecem a guardar todos os seus registros artísticos, que vão de um cartaz até mesmo uma publicação em algum site.
3- Lives
Uma chuva “Lives” surgiram na pandemia, foi uma das alternativas encontradas para o surgimento de novos negócios, marcas querendo aparecer e artistas precisando de marcas para pagar os custos dessas lives, sem dúvida o segmento da música sertaneja foi onde mais ganhou dinheiro com lives, artistas como Gusttavo lima, Marília Mendonça e outros, faturaram milhões.
4- Collab
Outra dica para o aumento do engajamento nas plataformas digitais, são as famosas “Collabs” ou “Feat”, termo bem popular para parcerias entre artistas. Cantores de funk fazendo “collab” com cantores sertanejos e por ai vai, o resultado dessa ação, sem dúvida é o aumento da visibilidade de ambos e também de seguidores.
5- Novos Modelos de produto, serviços e negócios
Vamos lá, tivemos o aumento bem considerado de pequenas apresentações de bandas, DJ e cantores nas entradas de condomínios residenciais, onde os moradores da janela poderiam desfrutar de uma boa música e também contribuir de alguma forma para aqueles artistas. Músicos resolveram escrever e-books e gravar conteúdos para venda utilizando técnicas de marketing digital, muitos conseguiram bons faturamento com isso. Serenatas virtuais personalizadas, sim! Alguns cantores trouxeram essa inovação e com isso aumentaram a sua renda.
6- Utilize o ócio criativo com sabedoria.
Aproveite esse tempo, para adquirir conhecimento. Muitos profissionais do mercado musical e artístico, fizeram lives, disponibilizaram cursos para capacitação, aprender um pouco mais, nunca é demais.
7- Pausa e descanso.
Sim, descansar é uma forma de recuperar as energias desgastadas, se preparar para novos desafios empreendedores, isso é bastante importante para o artista, aproveite esse tempo de pausa, para se reciclar artisticamente.
Fonte: Sotero Produtora
Foto: Matheus Cândido