Minas Gerais é conhecida pela sua culinária e, recentemente, está chamando a atenção dos turistas pelas suas cachoeiras e reservas naturais.

A história do turismo em Minas Gerais remonta ao período colonial do Brasil, quando a região era conhecida pela abundância de riquezas minerais, especialmente o ouro. No século XVIII, a descoberta de jazidas de ouro e diamantes atraiu uma grande quantidade de pessoas de várias partes do país e do exterior, desencadeada em um intenso fluxo migratório para a região.

As cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e Diamantina, foram construídas durante esse período e são testemunhas da riqueza e do esplendor arquitetônico do período colonial. Essas cidades atraem milhares de turistas até hoje, interessados ​​em conhecer o patrimônio histórico, artístico e cultural da região.

Eduardo Teles, que promove o ecoturismo no Noroeste Mineiro e compartilha fotos e vídeos de Minas Gerais em suas redes sociais @eduardoteeles, mostrando detalhes do circuito. Também menciona que a região está em processo de desenvolvimento do ecoturismo.

07 cachoeiras em Minas Gerais MG

1- Chapada da Maravilha

A cachoeira do Mocambo localizada na chapada da Maravilha tem 115 metros de altura e um poço de 42 metros para nado, além de diversas cachoeiras e banheiras naturais, e formações rochosas em vários formatos. É um verdadeiro oásis do cerrado. A trilha tem 4,5 km de ida e volta a partir da sede em Sertão do Mocambo. 

2-Cachoeira da Jibóia

A Cachoeira da Jibóia é uma queda d’água brasileira situada em Minas Gerais, na divisa dos municípios de Unaí e Uruana de Minas. Sua queda tem cerca de 144 metros de altura. 

3-Cachoeira do Galho 

A cachoeira do Galho, com 100 metros de altura, está localizada no Distrito do Cercado, no município de Uruana de Minas, em Minas Gerais. O poço é composto por 70% de águas rasas, com uma rica fauna e flora. A trilha tem um total de 3 km de ida e volta e é considerada moderada, com travessias pelo leito do rio e trechos de subida íngreme.

4-Cachoeira dos Borges

As pedras cascalheiras adquirem uma coloração dourada quando iluminadas pelo sol. É uma cachoeira localizada na cidade Guimarânia em Minas Gerais, o acesso é moderado, com uma trilha curta de 2,0 km do estacionamento até o ponto final da trilha. 

5-Cachoeira do Ascânio

A Cachoeira do Ascânio, também conhecida como Cachoeira da Prata, localiza-se a aproximadamente 37 km do centro de Paracatu. 

6-Complexo Cachoeiras dos Confins / Buritis – MG 

Conhecida como uma das mais belas cachoeiras da região, o complexo cachoeiras dos Confins é composto por 3 quedas, sendo a principal delas com uma altura de 50 metros. 

7- Complexo das Sete quedas 

O Complexo das Sete Quedas é composto por sete impressionantes cachoeiras que estão localizadas a apenas 25km do centro da cidade, em uma propriedade particular com uma trilha de acesso desafiadora. Por esse motivo, contar com um guia é fundamental para garantir a segurança e orientação daqueles que desejam aproveitar essas cachoeiras isoladas em sua jornada. Entre as cachoeiras, destaca-se a deslumbrante Cachoeira do Poço Grande, considerada uma das mais belas do complexo e também do município de João Pinheiro. Posicionada como a sexta cachoeira em uma sequência de sete, ela encontra-se praticamente no coração da serra, onde o rio corta e forma cânions majestosos ao redor dos imponentes paredões.

[ Reportagem enviada por terceiros ]
Com informações do Google, apuração via Meu Local e Instagram
Foto criada pela IA do Bing
Texto por Daniela Facundo ( @danielafacundodf/ )