Campinas, ou como foi conhecida por muitos tempos, é a “cidade das Andorinhas”, atualmente é a segunda maior cidade do Estado de São Paulo com uma população com mais de 1 milhão de habitantes. Mesmo com essa dimensão e seu forte polo industrial e científico, a cidade do fotógrafo @bblirix, ostenta uma rotina com ares interioranos muito marcantes, mas com o tempero de agito e diversidade que toda grande cidade possui por natureza!

Conheça agora 7 Coisas para fazer em Campinas, segundo Bruno:

7 Coisas para fazer em Campinas, São Paulo

1| Conheça o centro da cidade

Campinas, como grande parte das cidades do interior paulista, tem em seu centro uma catedral que serve como um ponto de referência para todos, e em Campinas, não é diferente. A catedral de Nossa Senhora da Conceição foi inaugurada em 1883, atualmente ela passa por um projeto de revitalização. Ela se localiza no começo da rua 13 de Maio. A principal rua é a de comércio popular, lá você encontra de tudo, fica difícil dizer o que você não consegue encontrar. Além disso, o centro é rodeado de prédios antigos, espalhados de forma discreta pela cidade, em um desses prédios você encontra o restaurante Coliseu, extremamente tradicional localizado em baixo da sede do Jockey Clube de Campinas, local em que foi frequentado por Santos Dumont, o pai da aviação.

2| Beba na “Praça do Sucão”

Se procura cerveja gelada, comida de boteco e encontrar pessoas de todos os tipos, saia do coliseu e vá para os bares que ficam ao lado! Pois o Coliseu se localiza na conhecida “Praça do Sucão” que é o nome popular para a praça Bento Quirino. Esse é um local que tradicionalmente recebe as comunidades LGBTQIA+ desde dos anos 1980, porém todo mundo que passa pelo centro tem como lá um dos melhores e mais diverso pontos de encontro da cidade. Na praça Bento Quirino encontra-se o mausoléu do músico e regente Carlos gomes. O compositor da importantíssima obra O Guarani, uma das obras da música clássica brasileira mais interpretadas no mundo.

3| As baladas de Campinas

Campinas é um mar de diversidade. Rodeado de casas noturnas espalhadas em seus bairros próximos ao centro. Uma característica única dessas terras é que não existem muitas casas noturnas pelo centro, apenas nos bairros em volta por diversos motivos. Como toda cidade de interior, a população idosa do centro é bem presente, e por isso, sempre houve muitos conflitos entre a vida noturna e moradores. Normalmente isso não parece fazer sentido, mas a vida no interior é assim mesmo… Vão ser nos bairros do Guanabara, Cambuí, Taquaral e Castelo que você encontra o puro suco da noite Campineira, que lembra muito a paulistana, mas com seu tempero especial! Gosta da bagaceira? Vá para o Nárnia, KitNet e o Baronetti. Se você gosta de música eletrônica? A CAOS e Galeria 12 são seu lugar. Quer curtir sertanejo? Vá imediatamente para a Folks Pub e a LUXE Campinas. O importante é curtir e lá tem de tudo para todo mundo!

4| Torre do Castelo

A torre do castelo, antes chamada por “Torre d’água” foi construída para abastecer toda a região Norte da cidade e hoje é um dos principais pontos turísticos de Campinas. Hoje ela se tornou um mirante que pode ser visitado por qualquer pessoa e em seu topo, de 27 metros de altura podemos ter uma vista ampla da cidade com diversas informações sobre o projeto de urbanização de Campinas.

Endereço: praça Vinte e três de Outubro, Av. João Erbolato, s/n Castelo.
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, das 10h até 12h e 13h até 17h. Sábados e Domingos, das 10h até 12h e 13h até as 21h Entrada Franca

5| Estação Cultura

A antiga estação Fepasa foi um dos principais meios de se chegar a campinas por quase 200 anos, até que foi desativada em 2001 e se tornou a Estação Cultura. Um local onde diversas atividades culturais são desenvolvidas, inclusive festivais de gastronomia, música, teatro e muito mais! Você pode visitar a estação todos os dias e quando vier conhecer Campinas, fique atento a sua programação, pois todo mês acontece algo novo.

Praça Mal. Floriano Peixoto – Centro, Campinas – SP, 13013-140 Aberto todos os dias das 8h às 22h – Entrada Franca

6| Mercado Municipal

O marcado municipal de Campinas é o lugar onde você pode provar o que considero a comida de rua mais tradicional de campinas, a Coxinha de Massa de Mandioca, com diversos recheios, como carne seca, patinho, brócolis e muito mais! Além disso, como em todo mercado municipal, é possível encontrar os mais frescos ingredientes para o que você quiser preparar, principalmente ingredientes da culinária asiática que você só encontra apenas lá!

7| Observatório Municipal de Campinas

Localizado no distrito de Joaquim Egídio, no Pico das Cabras. O Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolino” foi inaugurado 1977 e oferece a oportunidade indescritível de visualizar estrelas e planetas de uma forma única, até hoje, um dos lugares mais belos que o fotógrafo diz já ter conhecido na vida! A visitação é livre aos domingos e nos demais dias é preciso fazer agendamento. Não perca essa oportunidade, de fato, é o ponto alto desta lista!

Acompanhe a gente no Instagram | 📸 @EldoGomes

Com informações de @bblirix
[1] Verifique outros detalhes direto nas redes sociais
[2] Foto: @bblirix
[3] A ordem das listas é aleatória e não há nenhuma classificação.