Eles são responsáveis por cuidar do órgão mais importante para a vida, a voz, a comunicação. Ser fonoaudiólogo é estar atento à saúde do paciente, especialmente quando se trata da comunicação humana: audição, linguagem oral e escrita. 

Tem +dicas?! Manda no Instagram 📸 @EldoGomes

7 fatos sobre

1| Cuidar

O fonoaudiólogo, juntamente com outros profissionais, trabalha visando a habilitação e/ou a reabilitação de forma geral. Assim, ele contribui para oferecer cuidado integral, com o objetivo de desenvolver potencialidades para a conquista da autonomia e da participação social.

2| Educação

A Fonoaudiologia caminha ao lado da Educação e agrega conhecimentos relevantes para o aprimoramento dos processos educativos de ensino e aprendizagem, além de colaborar com a definição de estratégias educacionais.

3| Surdez

O fonoaudiólogo tem competência para orientar, por exemplo, sobre a necessidade de uso ou não de aparelho auditivo, além de esclarecer outras eventuais dúvidas.

4| Alimentação

O fonoaudiólogo é um profissional com formação e competência para atuar nas funções orofaciais, que incluem a respiração, sucção, mastigação e deglutição. Além disso, sua formação generalista permite a atuação em diferentes níveis de atenção à saúde, desempenhando uma abordagem interdisciplinar que contempla determinantes biológicos, emocionais, sociais, comportamentais e ambientais nos diferentes ciclos da vida.

5| Áudio

O fonoaudiólogo nessa área atua em todas as dimensões do cuidado da saúde auditiva, incluindo as ações educativas, na promoção da saúde, prevenção, identificação, avaliação, reabilitação, pesquisa e ensino em audição e equilíbrio. Essa atuação acontece em todos os níveis de atenção, desde a Atenção Primária à Saúde à alta complexidade.

6| Auditivo

O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para trabalhar com a surdez e a deficiência auditiva, desde a promoção da saúde até a reabilitação. Todo esse processo é desenvolvido visando ao aperfeiçoamento da comunicação do paciente e também uma convivência mais inclusiva em família e em sociedade.

7| Respiração

Quem respira por via oral necessita ser acompanhado continuamente por uma equipe multidisciplinar. O fonoaudiólogo integra esse time e sua intervenção é eficiente logo nas primeiras semanas de vida, visando, sobretudo, prevenir, habilitar ou reabilitar as alterações das funções orais como hipofunção dos lábios e bochechas, mastigação ineficiente, deglutição atípica, dificuldades de atenção, do sono, ronco, sialorréia, insônia, dentre outras.

Acompanhe no Instagram | 📸 @EldoGomes

Com informações da Wikipedia, apuração nas redes sociais /e via Google Meu Local.
[1] Verifique outros detalhes direto nas redes sociais
[2] Foto: Banco de Imagens / Pexels
[3] A ordem das listas é aleatória e não há nenhuma classificação.

Fonte: conselhofederalfonoaudiologia