7 coisas sobre a história da Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil

Nossa Senhora Aparecida é sem sombra de dúvidas um dos maiores símbolos da religião católica no Brasil. Tamanha é a sua devoção em nosso país, que ela foi proclamada padroeira do Brasil e é tão importante que hoje, além de um feriado nacional em sua homenagem, possui um santuário nacional.

Devido sua importância para a fé cristã, nós, do Blog, listamos sete curiosidades sobre a história da Padroeira do Brasil, confira:

7 coisas sobre a história da Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil

1| Dom Pedro I a visitou antes de proclamar a independência

Na viagem por São Paulo durante a qual proclamou a independência do Brasil, o então príncipe regente Pedro I passou por Aparecida e visitou a imagem duas semanas antes do marco histórico.

2| Manto azul

As cores do manto vinham de uma ordem de dom João VI, que, ao proclamar a Virgem da Conceição padroeira de Portugal, ordenou que o seu manto fosse sempre colorido de azul e vermelho, as cores do Reino de Portugal.

3| Maior santuário católico do país

Aparecida, cidade situada na região do Vale do Paraíba, distante cerca de 180 km da capital São Paulo, abriga a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que é o maior santuário católico do Brasil e o segundo maior do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

4| Por que Aparecida?

Nunca houve um batismo propriamente dito. O nome Aparecida pegou de tanto as pessoas usarem para se referir a imagem da Santa. O nome ficou tão popular que, em 1928 a cidade onde a imagem é guardada adotou o mesmo nome.

5| Não foi encontrada dia 12 de Outubro

Não se sabe ao certo em que dia a imagem foi encontrada pelos pescadores. O máximo que se tem ideia é que, provavelmente, a aparição aconteceu durante a segunda quinzena de outubro, período em que o governador da Província de São Paulo e Minas Gerais estaria visitando a região, razão da pesca de Felipe, Domingos e João.

6| Milagres

Existem inúmeros relatos milagrosos relacionados a santa. Contudo, dois deles são realmente comprovados por meio de objetos e que estão no expostos em um museu. O primeiro é uma corrente que teria pertencido a um escravo e que foi solta assim que o mesmo se aproximou da imagem da santa. O outro é uma pedra da escadaria de uma igreja com o formato de uma ferradura. Nesta história, um homem ficou preso com seu cavalo ao tentar entrar no local para zombar dos fiéis.

7| Visita de papas

Nossa Senhora Aparecida recebeu a visita de três papas ao Santuário Nacional. João Paulo II visitou o Santuário Nacional em 4 de julho de 1980, 27 anos depois, Papa Bento XVI, visitou Aparecida nos dias 12 e 13 de maio de 2007, como parte da programação de sua visita ao Brasil e a visita mais recente de um papa a Aparecida foi em julho de 2013. Na época recém-eleito Papa, Francisco veio ao Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro e quis dedicar um dia para visitar o Santuário Nacional, para ir, como ele mesmo disse, “à casa da Mãe”.

Acompanhe a gente no Instagram | 📸 @EldoGomes

Com informações da Wikipedia, apuração nas redes sociais e via Instagram.
Com informações da Wikipedia, apuração nas redes sociais e via Google Meu Local.
** Verifique outros detalhes direto nas redes sociais

*** Foto: Team EG
**** A ordem da lista é aleatória e não há nenhuma classificação.