No dia 22 de maio, é o aniversário de 30 anos da publicitária Daniela Facundo brasiliense e, para comemorar, ela contou 7 curiosidades sobre sua vida e trajetória profissional. Além de ser pós-graduada em Gestão Pública  em políticas públicas pelo Instituto Federal de Brasília, ela sabe que a comunicação tem impacto social e econômico.

Em celebração ao mês das mães, vale destacar que Daniela é filha de Dona Maria, uma cearense nascida na cidade de Boa Viagem, no sertão do Ceará. A expressão “Boa Viagem” é bem conhecida aqui no blog. 

1)Devota da santa do dia 

Daniela Facundo nasceu no Gama-DF, no mesmo dia em que se comemora Santa Rita das Causas Impossíveis. Ela é uma pessoa introspectiva, mas mesmo assim decidiu arriscar e cursar Comunicação Social. Ela confia na frase da santa: “O que é impossível aos homens é possível a Deus.”Santa Rita de Cássia 

2) Onde ela conheceu o poder do marketing 

Daniela iniciou sua carreira aos 19 anos, com ensino médio e um curso de Web Designer no SENAI. Daniela gostou mais da área de design do que de programação e decidiu ingressar no curso de Comunicação Social em Publicidade e Propaganda. Ela trabalhou como auxiliar de visual merchandising em loja de departamento, onde aprendeu na prática a estratégia de Visual Merchandising. 

3) Ela trabalhou na vinha

 A publicitária trabalhou como designer e responsável pelo marketing de importadora e algumas lojas de vinhos. No entanto, o seu marco mais significativo foi a criação da primeira versão do logotipo do Vinhedo Girassol, um dos primeiros vinhedos no cerrado brasileiro. Essa experiência permitiu que ela financiasse a sua formação acadêmica. 

4) Para os juízes brasileiros

 Em 2019, aos 26 anos, Daniela Facundo foi contratada pela Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), a maior entidade representativa do mundo, para elaborar materiais gráficos e digitais dos cursos para a Escola Nacional de Magistratura (ENM) e eventos no poder judiciário. Durante essa experiência profissional, contribuiu para os referenciais teóricos sobre o Marco Civil da Internet e a Lei de Acesso à Informação ao concluir seu trabalho de conclusão de curso de pós-graduação. 

5) Profissional de design, comunicação e marketing 

Daniela trabalha como designer gráfico há anos, mas queria explorar outras estratégias de comunicação. Ela criou sua primeira pauta no blog Eldo Gomes sobre a ação de marketing de um motorhome e outros portais sugestões de pauta sobre curso de primeiros socorros infantis agora está praticando e propondo outras vertentes da comunicação e marketing digital através do baralho da divulgação MQV, criado por Júlia Matias, uma publicitária brasiliense que tornará mãe esse mês. 

6) Empreendedorismo

Enquanto trabalhava com vinhos, ela entrou para a Confraria Amigas do Vinho de Brasília. A presidente Rachel Alves Nariyoshi, juíza internacional de qualificação de vinhos, foi sua primeira cliente no empreendedorismo, por meio de parcerias em um workshop sobre vinhos dentro de uma livraria. Daniela elaborou flyers para cursos de gastronomia, vinhos, clipping e edição de vídeos.

7) Pasconeira – Ela é católica e ajuda na Pastoral de Comunicação: 

Daniela também dedica seu talento em comunicação para a igreja, ajudando nas divulgações da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Samambaia. A história da padroeira é baseada nas 7 dores vivenciadas pela mãe de Jesus Cristo. 

1. A profecia de Simeão sobre Jesus. (Lc 2, 34-35)

 2. A perseguição de Herodes e a fuga da Sagrada Família para o Egito. (Mt 2, 13-21) 

3.  A perda do Menino Jesus no Templo de Jerusalém durante três dias. (Lc 2, 41-51) 

4.  O encontro admirável de Maria com Seu Filho Jesus carregando a Cruz, no caminho para o Calvário. (Lc 2, 41-51) 

5.  Maria observando o sofrimento e a morte de Jesus na cruz. (Jo 19, 25-27) 

6.  Maria recebe em seus braços o corpo do seu filho morto tirado da cruz. (Mt 27, 55-61)

7.  Maria observa quando depositaram o corpo de Jesus no sepulcro, ficando Ela em triste solidão. (Lc 23, 55-56)

“Para rimar com ‘trintar’, ela decidiu viajar para Urana, Minas Gerais, durante o fim de semana e conhecer a Cachoeira do Galho por meio de uma excursão, registrando esse momento de forma criativa. As fotos foram tiradas pelo guia de turismo Eduardo Teles, que, assim como outros profissionais do setor, estão se adaptando ao novo cenário digital, eternizando os momentos dos turistas por meio da fotografia. O nome ‘galho’ da cachoeira chamou a atenção dela, especialmente nesta época de outono, quando as folhas e os galhos caem, e a vida na natureza se renova.

Para celebrar a data, Daniela decide participar da missa, um momento de fé preciso na Paróquia Nossa Senhora das Dores em Samambaia, onde a devoção a Santa Rita de Cássia se irradia.