O pix chegou para facilitar a vida dos brasileiros. Seu uso vem crescendo e dominando as transferências bancárias, mas o uso da chave Pix pode ser perigoso, especialmente quando o usuário cadastra dados pessoais.

Então, pensando em te ajudar a não cair em possíveis golpes, nós, do blog, listamos sete alertas. Confira:

7 cuidados na hora de fazer um pix

1| Verifique a autenticidade de suas cmprarcom QR Code

O Pix permite que você faça pagamentos ao apontar sua câmera para um QR Code. Com isso, você pode pagar a conta do restaurante ou até mesmo quitar dívidas. Porém, é importante que consulte a autenticidade da conta que receberá o valor, porque nada impede que criminosos espalhem códigos falsos para receber tais pagamentos no lugar da empresa correta.

2| Desconfie se pedirem sua senha

Empresas nunca pedem senhas, sejam elas bancos, instituições ou outros. Se pedirem, desconfie e jamais forneça. Da mesma forma, cuidado com eventuais solicitações de mudança de senha que você não fez. Quando você pede a alteração, recebe um link de confirmação em seu e-mail, se não pediu, não clique em nenhum link.

3| Não utilize o reconhecimento facial como única chave de segurança

Alguns aplicativos de banco permitem acessar a conta por reconhecimento facial. Usar o Face ID como única forma de entrar no app, no entanto, não é a opção mais segura. Entre as vulnerabilidades do recurso, estão ataques hackers e falsificações da face do usuário. Nesse caso, a dica é priorizar o uso de senhas para proteger a conta e, consequentemente, evitar que façam transferências Pix para terceiros.

4| Estabeleça um limite diário

Estabeleça em seu app ou site do banco um limite diário seguro para suas transações via Pix. As novas regras do BC, bancos e instituições precisam deixar disponível a inclusão do limite, o aumento só poderá ser autorizado após 24 horas da solicitação.

5| Cuidado com os links

Não clique em links ou baixe arquivos recebidos por e-mail. Consulte o canal oficial da instituição para saber se o conteúdo é ou não confiável

6| Desconfie de números desconhecidos

O Pix é um tipo de transação que atrai muitos golpistas. Além de usar o WhatsApp para chegar até as vítimas, os criminosos seguem duas principais abordagens. Uma delas é usar como foto de perfil imagens de parente ou conhecidos e se passar por eles para fingir que tiveram um imprevisto e precisam de dinheiro emprestado. Então, pedem para que o alvo do golpe faça um Pix para eles.

7| Só compartilhe sua chave pix quando necessário

Não fique publicando sua chave Pix em qualquer lugar. Especialmente se ela for algum dado pessoal. Cuidado com as redes sociais, pois as informações acabam ficando disponíveis para qualquer pessoa usar. Além disso, desconfie de publicações que oferecem sorteios de pix, por exemplo.

Acompanhe a gente no Instagram | 📸 @EldoGomes

Foto: Pexels/Banco de Imagens