A páscoa é uma data que muitas pessoas que são formiguinhas por doces esperam ansiosamente! Mesmo com toda a celebração envolvida, o chocolate já é um símbolo bem presente na cultura brasileira.

E quando se está num processo de emagrecimento esse consumo exagerado de chocolate pode ser uma grande cilada, trazendo alguns quilos extras quando o feriado prolongado se vai.

Confira aqui abaixo, algumas maneiras de você aproveitar bem esse momento de Páscoa, comendo o seu chocolatinho e sem exagerar na dieta, seguindo as recomendações da nutricionista Priscilla Lorrine:

7 dicas da nutricionista | @Priscilla_Lorrine

1| Quanto mais cacau na composição, melhor!

Prefira o chocolate mais amargo, com maior teor de cacau. Se puder, evite ou consuma menos do chocolate branco pois a composição dele é extraída da manteiga de cacau ( com leite e açúcar) e não da massa de cacau. E são nos chocolates acima de 60% de cacau que podem trazer outros benefícios para sua saúde, ajudando no controle da pressão arterial e atuando na prevenção do envelhecimento precoce, por ser rico em antioxidantes. E pra quem não gosta de maneira nenhuma desse chocolate acima de 60% de cacau, até vale o tradicional ao leite mesmo, mas sabendo dosar nas porções.

2| Uma boa hora para se consumir.

Coma seu chocolate em horários estratégicos, pois isso vai te favorecer em alguns pontos na sua dieta. ex: comer logo após uma refeição maior, como o almoço ou o jantar (pois nessas refeições tem o maior consumo de fibras e de proteína, que auxilia na absorção do açúcar de maneira mais lenta).
Ou até, antes do treino (por se tratar de um carboidrato de rápida absorção, ele será utilizado como fonte de energia no treino). Fazendo isso, a sua glicemia não vai ficar como numa montanha russa de altos e baixos.

3| De olhos atentos na quantidade!

Sabemos que é tentador ver aquele tanto de chocolate na sua frente na páscoa. Dá vontade de comer como se não houvesse amanhã, né?! Porém, o que acontece é que o amanhã chega e para que não venha junto o peso na consciência desse exagero, junto de uns possíveis quilinhos a mais na balança, é preciso ficar se atentar na quantidade consumida, sendo o ideal para se comer por dia uma porção de até 30g, ou seja, 3 quadradinho de uma barra, sem nenhum problema.

4| Quem não é visto, não é desejado!

Sabemos muito bem que 1º: “comemos com os olhos”. Então, depois de comer o seu chocolate, coloque o mesmo em um local de mais difícil acesso, no fundo do armário ou ainda nas prateleiras mais escondidas da sua geladeira. Se esse chocolate ficar muito acessível, em um local onde você tem contato visual com frequência, a tendencia de você beliscar só mais um pedacinho toda vez que ver, será muito maior!

5| Coma quando realmente for VONTADE

Se for consumir pelo emocional, quando vem a ansiedade, estresse ou até mesmo o cansaço do dia dia, buscar refúgio no chocolate pode ser algo perigoso não só por um possível exagero, mas também pelo hábito que será vinculado a essa prática. Então, que tal optar por outras atividades que te relaxem não usando apenas o chocolate para isso?!

6| Mastigue devagar e perceba mais o sabor!

Você já prestou atenção em como mastiga os alimentos? Com a correria do dia a dia, às vezes, pode ser difícil se atentar para esse movimento automático. Mas, realizar uma mastigação mais devagar, sem pressa e de forma consciente faz a diferença para reconhecer e apreciar ainda mais o sabor do chocolate por meio dessa prática. Então, mastigar mais vezes, deixando derreter completamente na boca faz com que o chocolate passe mais tempo na boca, dando oportunidade às papilas gustativas a sentirem mais o sabor de cada alimento.

7| Coma o seu chocolate em paz

Aproveite o período da páscoa para celebrar essa data com pessoas queridas e seja feliz! A gente só mata a vontade de comer um chocolate, comendo ele! Então, para que a culpa e a frustração não se façam presentes após esse momento tão gostoso, que tal usar todas essas maneiras aqui de desfrutar desse chocolate, e até mesmo partilhando com uma alguém da sua família ou um amigos especial? Certamente você fará dessa hora, um momento ainda mais feliz!

Nutricionista Priscilla Lorrine |
@Priscilla_Lorrine |
CRN/1 – 8161

Foto: Arquivo Pessoal