7 motivos para fazer caminhada e acelerar o metabolismo

Você sabia que caminhar regularmente além de acelerar o metabolismo, traz uma série de benefícios à saúde? Listamos sete deles para você começar a fazer caminhadas agora! Vem com a gente?!

01| Controle de peso

Sabemos que fazer caminhadas, por queimar calorias ajuda muito a emagrecer, mas caminhar também ajuda muito a controlar o peso. Segundo uma publicação da Harvard Health, o que importa mesmo é fazer da caminhada um hábito: cientistas descobriram, que pessoas que caminham tendem a engordar menos do que as pessoas sedentárias e que quanto mais uma pessoa anda, menos peso ela ganha.

02| Circulação sanguínea

O hábito de caminhar aumenta a circulação sanguínea e expande os vasos, ajudando a diminuir o colesterol e a pressão arterial.  Isso também impede uma série de doenças.

03| Fortalecimento de ossos e músculos

Fazer caminhadas também é um hábito que melhora a saúde dos seus músculos, pernas e do abdome e diminui as chances de você sofrer fraturas ósseas e de desenvolver osteoporose.

04| Fortalece o pulmão

Fazer caminhadas é excelente para quem tem alergias e problemas respiratórios, pois fortalece bastante o pulmão. Durante a caminhada, as trocas gasosas entre o pulmão e o meio ambiente aumentam consideravelmente, fazendo com que o órgão libere mais impurezas.

05| Ótimo contra diabetes

Ao caminhar, o fígado e o pâncreas aumentam a sua atividade, produzindo assim mais insulina. Outro fator importante é que a atividade física diminui a resistência do corpo a esse hormônio, passando a absorvê-lo melhor para quebrar as moléculas de glicose

06| Melhora o humor

Caminhar regularmente ajuda bastante a melhorar o humor, principalmente por liberar hormônios como a endorfina, que são substâncias químicas ligadas à sensação de bem-estar.

07| Melhora a qualidade do sono

Realizar caminhadas também é excelente para quem tem problemas de insônia, pois uma hora de caminhada e alongamento, especialmente pela manhã, pode ajudar você a pegar no sono e a dormir sem interrupções.

Texto redigido por @Gabbileao

Foto: reprodução via pexels.