7 projetos desenvolvidos pelo secretário de tecnologia Gilvan Máximo no DF

O secretário de tecnologia Gilvan Máximo já desenvolveu diversos projetos que trazem acessibilidade e inclusão digital ás cidades do DF, afim de transformar a Capital Federal em uma cidade mais tecnológica e consequentemente com maior empregabilidade. Veja a seguir sete deles que você precisa conhecer!

01| Conecta DF

O Conecta + tem foi criada com o objetivo de promover a inclusão digital e social na capital federal e o aumento dos índices de conectividade dos nossos cidadãos. A internet, para muitos deficientes, é uma forma importante de acesso a locomoção, a conteúdos e aplicativos que tornam seu dia a dia mais digno, mais produtivo, mais rico cultural, social e economicamente.

02| Wi-Fi social

O Projeto Wi-Fi Social DF foi lançado em 2019 pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação para promover a inclusão digital e social da população do Distrito Federal. Desde então, 61 pontos já foram entregues e o projeto já contabilizou mais de 90 milhões de acessos.  O objetivo de Gilvan com o projeto é tornar Brasília uma cidade inteligente.

03| Cursos DF Inovatech

O governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (SECTI), lançou os primeiros editais de 2021 de cursos gratuitos do DF Inova Tech. Os editais abrem vagas para 40 cursos de qualificação profissional em áreas diferentes e de aperfeiçoamento, além do de Técnico em Segurança do Trabalho. A ideia é formar 20 mil alunos até 2022.

04| Reciclotech

O Reciclo-Tech é um programa de inclusão digital da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, que visa potencializar a gestão inteligente de resíduos eletrônicos. Está localizado na Sede da ONG Programando o Futuro, no Setor de Indústria Gama. Idealizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – o programa atua na conscientização do descarte correto desses materiais, promovendo uma série de ações educativas que contribuem para democratizar o acesso à tecnologia, através do recondicionamento e doações de equipamentos.

05| Inova Tech

Foi lançado o novo edital de cursos gratuitos do programa DF Inova Tech. Serão 2.850 oportunidades de qualificação e 390 vagas de aperfeiçoamento profissional nas seguintes áreas: Automação Industrial, Automotiva, Domótica, Eletroeletrônica, Energia GTD (geração, transmissão e distribuição de energia), Energias Renováveis, Gestão, Gráfica e Mídias Impressas e Digitais, Telecomunicações e Tecnologia da Informação.. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Tecnologia e Inovação do Distrito Federal e da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). O prazo para inscrição termina em 3 de dezembro ou até o preenchimento das vagas.

06| Include DF

O Include tem o objetivo de inserir jovens de comunidades carentes ao ambiente digital, possibilitando o conhecimento das novas tecnologias e abrindo oportunidades de ingresso ao mundo digital, estudos e mercado de trabalho. Os Includes são instalados em comunidades de baixa renda, projetados e equipados para oferecer gratuitamente à população cursos com metodologia e linguagem de software e hardware, desenvolvidos para a inclusão de jovens no mundo digital.

07| Projeto Brasília Inteligente

Todo projeto de Cidade Inteligente deve ter como prioridade o desenvolvimento de ações para eliminar a exclusão digital, para que parcela expressiva dos cidadãos não seja privada dos benefícios advindos do projeto, uma vez que cada vez mais os serviços e os atendimentos serão virtuais. O Plano deve contemplar ações para garantir um acesso à Internet com qualidade.

Texto redigido por @Gabbileao

Foto: Reprodução via Pexels/Banco de imagens gratuito