Você sabe o que são os 12 arquétipos de Jung?

Segundo Jung, as imagens dos arquétipos são semelhantes aos instintos que observamos em animais, como na “dança” das abelhas para comunicar onde está o mel e no processo de formação de bandos das aves para emigrar. Dessa forma, elas são uma pré-disposição que temos em formar determinadas ideias. 

Então, pensando nisso, nós, do blog, listamos sete benefícios de ativar os arquétipos certos na sua marca. Confira:

7 razões para utilizar arquétipos em sua marca pessoal

1| Impressões

Uma coisa é fato. As pessoas sempre vão te rotular! Mas quando você usa os arquétipos da forma correta você quem vai escolher a impressão que as pessoas tem de você através dos símbolos.

2| Os arquétipos vendem

Os arquétipos são poderosos para induzir vendas e possuem o mesmo mecanismo de funcionamento dos gatilhos mentais e das técnicas da persuasão, pois todos eles atuam no inconsciente, despertando certas emoções e, consequentemente ações por parte de quem as recebe.

3| Arquétipos posicionam

Você pode aproveitar o poder dos arquétipos para estabelecer uma marca forte. Essa análise possibilita uma estrutura eficaz e duradoura para estabelecer sua marca.

4| Compre com bastante antecedência

Você provavelmente já ouviu falar do uso de mensagens subliminares espalhadas pelos mais diversos materiais, de desenhos infantis a propagandas em revistas. E sim, isso não é lenda urbana. Elas existem e são usadas sutilmente para reforçar conceitos, como faz a Disney quando esconde “Mickeys” nos parques e nos filmes.

5| Estímulos sutis geram grande impactos

Um supermercado britânico decidiu fazer um experimento com vinhos do mesmo valor e sabor, apenas de nacionalidades diferentes: um era francês e o outro alemão. O estudo consistia em colocar uma música francesa para tocar na loja em um dia e no outro uma música alemã, sempre de forma alternada. O resultado foi extremamente interessante: no dia que a música francesa era tocada, os vinhos franceses eram os produtos mais vendidos. E quando a música era de origem alemã, os vinhos mais vendidos também!

6| Sua conexão com seu público vai aumentar

Ser capaz de desenhar uma personalidade para a sua marca ao redor de um arquétipo que conecte subconscientemente com a nossa audiência é o primeiro grande passo para: lealdade à marca, criação de comunidade, engajamento e conversões.

7| Seu engajamento vai crescer

Maneiras de narrar, então, nos ajudam a moldar a estrutura em que o storyelling da nossa marca é capaz de guiar e engajar os usuários, e não simplesmente vender ou criar conteúdo narrativo fadado a falhar.

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*** Foto: @gabilacrda (utilização do arquétipo da amante)