Se tem uma bebida que não pode faltar na sua ceia é um bom vinho para harmonizar com a ceia farta desta data especial!

Existem várias opções que combinam perfeitamente com o Natal e que com certeza farão jus aos pratos servidos na festa. Confira sete opções para não errar em suas escolhas:

7 vinhos para não errar no jantar da ceia de natal

1| Salentein Killka Chardonnay 2020

Seja um tender, um peru ou lombo assado, as carnes brancas costumam assumir o papel de protagonista nas ceias de Natal dos brasileiros. Para quem optar pelas carnes brancas como pratos principais e preferir os tintos, o ideal é escolher vinhos com pouca ou nenhuma passagem por barrica de carvalho. Entre as uvas, boas opções são a Pinot Noir, Merlot, Tempranillo ou Sangiovese. 

2| Valduga Raízes Sauvignon Blanc

Como as carnes suínas (pernil, tender e lombo) são, tecnicamente, carnes brancas com médio e baixo percentual de gordura, seu sabor é delicado. Essa combinação pede uma bebida especial para equilibrar esse teor de lipídios. Uma boa pedida é o Casa Valduga Raízes Sauvignon Blanc, vinho branco com corpo médio e com excelente acidez.

3| Espumantes Brunt

Antes da ceia é imprescindível que hajam boas entradinhas, como os canapés. Para harmonizar, que tal começar a noite brindado com as borbulhas douradas de um espumante? Os espumantes brut harmonizam perfeitamente, ajudam a se refrescar no verão brasileiro e já dão o tom do início das festividades, além de serem coringas nas harmonizações!

4| Mezzo Primitivo di Manduria

Por mais que seja polêmico, o arroz natalino de uvas passas não pode faltar! . A melhor opção para este prato são vinhos com delicada concentração de açúcar, acidez moderada e presença frutada. Vinhos do sul da Itália, como o 12 e Mezzo Primitivo di Manduria, originados de uma região caracterizada por conseguir uvas plenamente maduras e com grande influência do sol mediterrâneo sempre são certeiros.

5| Bip Benjamin Marsala Superiore Riserva Oro Dolce Doc 2013

Impossível pensar em Natal sem lembrar de um bom panetone! Para harmonizar com a sobremesa típica das comemorações natalinas, a principal dica é observar os ingredientes do tipo de panetone escolhido e lembrar que quanto mais doce for a sobremesa, mais doce também deve ser o vinho para que os sabores não briguem.

6| Valduga Leopoldina Merlot

Se tratando de vinho tinto, as melhores opções são aquelas não muito encorpadas para equilibrarem perfeitamente com o banquete dessa festividade. Uma boa opção para começar os trabalhos é o Casa Valduga Leopoldina Merlot, que, embora seja um pouco mais encorpado, tem taninos macios e sedosos, o que facilita a harmonização quando há mais de um prato a mesa.

7| Vinhos Tempranillo e Carmenérè

Estes também também são ótimas opções de harmonização. E não tenha medo de caprichar nos temperos, pois estes estilos de vinhos trarão complexidade aromática à sua degustação.

Acompanhe a gente no Instagram | 📸 @EldoGomes

Texto redigido por @gabilacrda
[1] Foto: Pexels /Banco de Imagens
[2] A ordem das listas é aleatória e não há nenhuma classificação.