O objetivo é promover o Destino Minas, especialmente a gastronomia e o carnaval 2025, atrair investimentos e gerar novas oportunidades de negócios

 

Nos dias 4 e 5 de julho, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), participa da maior feira de turismo da região Centro-Oeste, a Expo Turismo Goiás. O objetivo é promover Minas Gerais, suas rotas e destinos turísticos, grandes eventos, gastronomia, além de atrairinvestimentos. 

 

O estande de Minas vai apresentar, principalmente, o potencial da sua gastronomia, com experiências de degustação com chefs mineiras. A iniciativa destaca o “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”, levando os aclamados sabores, aromas e o conhecimento culinário mineiro para além de suas montanhas. O público terá acesso à tradicional mesa posta, com produtos como café, queijos, pães de queijo, azeite e doces; uma pequena mostra da alma e diversidade de Minas, um espaço de prosa e comida gostosa. 

No primeiro dia do evento, os participantes poderãoacompanhar a Cozinha Viva com a Chef Carol Fadel, que preparará uma Moela à milanesa com aioli de limão capeta, e com a chef Clara Magalhães, que fará um Tartare de carne de sol com chips de jiló e bernaise de manteiga de garrafa. No dia 05, a aula aberta de Clara Magalhães mostra o preparo de um Copa lombo prensado com confit de mandioca e molho de melado e limão. Carol Fadel faráuma Manjubinha frita com molho tártaro, um picles de quiabo. A escolha das chefs busca reconhecer a influência e a relevância das mulheres na formação da culinária mineira. 

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) atua em conjunto com a Secult-MG durante a feira. Para o diretor de Administração e Finanças, o evento é mais uma oportunidade de mostrar a relevância do turismo e cultura de Minas Gerais. “Fomentar iniciativas de promoção do Estado e suas riquezas históricas, culturais, naturais e sua deliciosa gastronomia, é promover também a atração de novos negócios, turistas, movimentação da economia, e que consequentemente geram novos postos de trabalho e oportunidades de emprego e renda para os mineiros”, pontuou.