A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, assinou nesta terça-feira (8) o decreto que institui o programa Acolhe DF. A iniciativa tem como objetivo promover uma busca ativa por pessoas em situação de rua com vício em álcool, tabaco ou drogas ilícitas, oferecendo tratamento e acompanhamento com foco na reintegração social.
A ação inaugura uma nova etapa das políticas públicas voltadas a essa população. Na mesma data da assinatura do decreto, Celina Leão participou da primeira abordagem do programa, acompanhada da secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, e do secretário de Saúde, Juracy Lacerda Júnior. “Na nossa primeira abordagem, conseguimos sensibilizar algumas pessoas que manifestaram vontade de iniciar o tratamento e se capacitar profissionalmente. Contamos com o apoio da população para encaminhar quem deseja sair definitivamente da situação de rua”, afirmou a governadora em exercício.
A proposta do Acolhe DF é ampliar a rede de apoio do Governo do Distrito Federal, incluindo diferentes órgãos na busca ativa – uma tarefa que, até então, era de competência exclusiva da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Agora, secretarias e administrações regionais também poderão atuar nessa frente.
Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, o decreto representa um avanço significativo no enfrentamento das questões que envolvem a população em situação de rua. “Ele se soma às ações já em curso no Plano de Ação, promovendo acolhimento social e dignidade”, destacou.






