Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) apresentou os resultados do Projeto GEF Biogás Brasil e lançou o livro Cenário Foresight: Projeto GEF Biogás Brasil na Cadeia de Valor da Agroindústria, durante a 34ª Mercopar, maior feira de inovação industrial da América Latina. A iniciativa tem impulsionado o uso sustentável do biogás e biometano no País enquanto promove a transformação de lixo e resíduos orgânicos — como restos da agroindústria e de fazendas — em energia limpa.
Com ações voltadas à inovação tecnológica, capacitação de profissionais e fortalecimento da cadeia produtiva, o projeto busca consolidar o Brasil como referência regional em energia renovável e economia circular. Ele é coordenado pelo MCTI em parceria com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e financiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).
O MCTI participou do painel Cenários Tecnológicos do Setor de Biogás e foi representado pelo secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec), Daniel Gomes de Almeida Filho. “O Projeto GEF Biogás Brasil mostra, na prática, o papel transformador da ciência, da tecnologia e da inovação quando são colocadas a serviço do desenvolvimento do País. Essa publicação é mais do que um resultado, é um legado. Ela reúne boas práticas, aprendizados e visões de futuro que ajudarão a orientar novas políticas públicas e novos investimentos para o setor de biogás e biometano no Brasil”, afirmou Almeida.
Almeida destacou o papel da ciência e da inovação na transição energética brasileira. “O MCTI tem um papel estratégico nesse processo, atuando como articulador de políticas públicas, promotor de pesquisa e inovação e indutor de parcerias entre governo, academia e setor produtivo”, afirmou. Segundo ele, o GEF Biogás Brasil é um exemplo concreto de como o País transforma conhecimento científico em soluções tecnológicas sustentáveis. “Com o biogás e o biometano, conseguimos transformar passivos ambientais em ativos energéticos e novos produtos, como os biofertilizantes, fortalecendo a economia circular”, completou.



 
                                    


