A Embratur levou oito startups que desenvolvem projetos relacionados ao turismo para o Web Summit Lisboa 2025, na capital portuguesa. O evento começa nesta segunda-feira (10) e vai até quinta (13). A expectativa é que o encontro receba cerca de 70 mil participantes de todo o mundo. A ação da Agência acontece em parceria com a ApexBrasil e o Sebrae para promover a internacionalização de soluções tecnológicas brasileiras para o turismo.
As empresas selecionadas participaram dos programas de inovação “Destino Futuro” e “Pré-AceleraTur”, do EmbraturLAB, laboratório de inovação da Embratur. As startups Bebook, Dexcap (Ribus), Compensei Sustentabilidade e Bio Fábrica de Corais estarão presentes. Completam a lista Vórtex, Greenant, Neurosense e Janoo. No estande do Brasil no evento, as startups apresentarão soluções com foco em sustentabilidade, dados e novas experiências.
O objetivo da participação dos empreendimentos selecionados no evento é atrair a atenção do mundo para as inovações brasileiras que podem ser aplicadas no turismo e conectá-las a investidores globais. Durante o Web Summit, as startups participarão de uma agenda intensa que inclui pitches (apresentações rápidas), showcases de produtos, reuniões de mentoria, e encontros com investidores internacionais. E na quarta-feira (12), às 11h, o estande do Brasil sediará um encontro de turistechs para criação de redes de contatos.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ao participar do evento a Agência trabalha para “internacionalizar a inteligência e a criatividade brasileira”. “Levar nossas oito ‘turistechs’ ao Web Summit Lisboa, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, é a prova concreta de que a Embratur está alinhada com o futuro do turismo. Essas startups, incentivadas dentro dos programas de inovação do EmbraturLAB, oferecem soluções de ponta com foco em sustentabilidade, dados e novas experiências. Elas têm todo o potencial para atrair investimento global e ajudar a transformar o nosso setor. É o uso da tecnologia promovendo modernização, inovação e sustentabilidade no turismo”, afirmou.
Crédito: Paul Devlin/Web Summit via Sportsfile






