O setor portuário brasileiro alcançou uma marca histórica. O Desempenho Aquaviário 2025, apresentado nesta terça-feira (10) pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), mostrou que os portos nacionais movimentaram 1,4 bilhão de toneladas ao longo do ano passado. O volume representa um crescimento de 6,1% em relação a 2024 e reflete o aquecimento do comércio exterior e a capacidade de resposta da infraestrutura logística do país.
A apresentação dos dados foi feita pelo diretor-geral da Antaq, Frederico Dias. O evento contou com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, parlamentares e lideranças do segmento. Representando o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), estiveram o secretário nacional de Portos, Alex Ávila; a secretária-executiva adjunta, Thayrine Oliveira; e o secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Otto Luiz Burlier.
O ano passado se encerrou com um desempenho elevado em dezembro. A movimentação de cargas saltou 14,2% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, totalizando 119 milhões de toneladas em trinta dias, o que sinaliza uma tendência de alta para 2026.
Foto: Vosmar Rosa/MPor





