Blog Eldo Gomes, Blog Eldo Gomes Brasília, Blogs de Brasília, Blogs famosos de Brasília, maior blog de Brasília, principal blog de Brasília, blog de política em Brasília, blogs de Brasília DF, Blogueiros de Brasília, Blogueiros famosos de Brasília, blog Eldo Gomes Brasília, blogs de política de Brasília, blog de política de Brasília DF, blogs do DF, blogs de brasilia em alta, melhores blogs de brasilia, blogueiros podereosos famosos de brasilia, eldo gomes blog, blog do eldo gomes

7 curiosidades sobre o prédio Icônico de São Paulo , Copan

O Edifício Copan, em São Paulo, é um projeto do célebre arquiteto Oscar Niemeyer que contou com a colaboração de Carlos Alberto Cerqueira Lemos. Foi encomendado pela Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo em comemoração ao IV Centenário de São Paulo, na década de 1950.

A obra chama a atenção pelo seu formato de S, que traz leveza para o mar de linhas retas que encontramos no local. Mas além de seu visual modernista, o edifício traz muitas curiosidades interessantes. Confira sete delas:

7 curiosidades sobre o prédio Icônico de São Paulo , Copan

1| Sobre o nome do prédio

O nome do famoso prédio paulistano, um dos símbolos do centro, é uma redução de Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo. Que companhia é essa? A empresa foi criada para as comemorações do quarto centenário paulista.

2| o edifício por dentro

Além dos apartamentos, o Copan também conta com uma área comercial no térreo com 72 lojas, além de um cinema que atualmente é ocupado por uma igreja evangélica. O edifício tem 20 elevadores e 221 vagas para automóveis no subsolo.

3| Niemayer quase não viu sua construção

Niemeyer visitava pouco a obra, pois como a Via Dutra ainda não estava concluída e o famoso arquiteto não era fã de aviões, as vindas do Rio para São Paulo eram complicadas e sempre que possível adiadas.

4| Brises

Uma das maiores características do edifício Copan é o uso de brises. Esses elementos serviriam para proteção solar e conforto térmico das unidades habitacionais – também realçando a ondulação da sua volumetria.

5 | Houveram vários projetos

Antes do Edifício Copan chegar ao que conhecemos hoje, o projeto mudou ao menos 3 vezes.

6| Um ícone

O edifício podia ser visto de quase todas as regiões próximas, gerando uma sensação de familiaridade com o paulistano parecida com a do Martinelli, que tinha se tornado um símbolo pela mesma razão no final da década de 1930. O ecletismo deixava então espaço ao Modernismo Arquitetônico Brasileiro no imaginário da população, que via naquela edificação a locomotiva da verticalização entrando a todo vapor no futuro e no presente da cidade.

7| Inauguração

Assim que inaugurado, ele passou a ser um dos metros quadrados mais expansivos da cidade de São Paulo. Naquele tempo, quem morava no centro era considerado glamouroso.

Da Redação,
Por Gabi Lacerda


[1] Foto: Arquivo/ Divulgação
[2] Verifique outros detalhes direto nas redes sociais. [3] Com informações do Google, apuração via Meu Local