7 curiosidades sobre o prédio Icônico de São Paulo , Copan

O Edifício Copan, em São Paulo, é um projeto do célebre arquiteto Oscar Niemeyer que contou com a colaboração de Carlos Alberto Cerqueira Lemos. Foi encomendado pela Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo em comemoração ao IV Centenário de São Paulo, na década de 1950.

A obra chama a atenção pelo seu formato de S, que traz leveza para o mar de linhas retas que encontramos no local. Mas além de seu visual modernista, o edifício traz muitas curiosidades interessantes. Confira sete delas:

7 curiosidades sobre o prédio Icônico de São Paulo , Copan

1| Sobre o nome do prédio

O nome do famoso prédio paulistano, um dos símbolos do centro, é uma redução de Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo. Que companhia é essa? A empresa foi criada para as comemorações do quarto centenário paulista.

2| o edifício por dentro

Além dos apartamentos, o Copan também conta com uma área comercial no térreo com 72 lojas, além de um cinema que atualmente é ocupado por uma igreja evangélica. O edifício tem 20 elevadores e 221 vagas para automóveis no subsolo.

3| Niemayer quase não viu sua construção

Niemeyer visitava pouco a obra, pois como a Via Dutra ainda não estava concluída e o famoso arquiteto não era fã de aviões, as vindas do Rio para São Paulo eram complicadas e sempre que possível adiadas.

4| Brises

Uma das maiores características do edifício Copan é o uso de brises. Esses elementos serviriam para proteção solar e conforto térmico das unidades habitacionais – também realçando a ondulação da sua volumetria.

5 | Houveram vários projetos

Antes do Edifício Copan chegar ao que conhecemos hoje, o projeto mudou ao menos 3 vezes.

6| Um ícone

O edifício podia ser visto de quase todas as regiões próximas, gerando uma sensação de familiaridade com o paulistano parecida com a do Martinelli, que tinha se tornado um símbolo pela mesma razão no final da década de 1930. O ecletismo deixava então espaço ao Modernismo Arquitetônico Brasileiro no imaginário da população, que via naquela edificação a locomotiva da verticalização entrando a todo vapor no futuro e no presente da cidade.

7| Inauguração

Assim que inaugurado, ele passou a ser um dos metros quadrados mais expansivos da cidade de São Paulo. Naquele tempo, quem morava no centro era considerado glamouroso.

Da Redação,
Por Gabi Lacerda


[1] Foto: Arquivo/ Divulgação
[2] Verifique outros detalhes direto nas redes sociais. [3] Com informações do Google, apuração via Meu Local