A nova fase do Jardim Botânico de Brasília

eldogomes.com.br
Siga-me

Laboratório do Jardim Botânico será reformado e ampliado. Ação vai aumentar em 60% o número de mudas de espécies ameaçadas de extinção

É em uma antiga residência funcional adaptada que espécies ameaçadas de extinção estão sendo reproduzidas no Jardim Botânico de Brasília (JBB) desde a década de 1990, mas o improviso nesse único espaço vai ficar para trás.

Está em andamento uma licitação para reforma e ampliação do local, com recursos estimados em R$ 397 mil. Isso vai tornar o ambiente mais adequado, criar melhores condições para o trabalho de preservação e aumentar o número de mudas para 50 mil ao ano – 60% a mais do que a produção atual, de 30 mil.

Hoje, o foco do laboratório é a reprodução in vitro de orquídeas. São trabalhadas cinco espécies – duas em extinção e três híbridas –  em dois mil frascos, nos quais se produzem cerca de 15 mil mudas semestralmente. “Há várias espécies de orquídeas ameaçadas de extinção na lista do Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis], e [elas são] de difícil de reprodução”, explica a superintendente do JBB, Lilian Breda. “O que fazemos é ajudar a resgatar espécies”.

“Há várias espécies de orquídeas ameaçadas de extinção na lista do Ibama. O que fazemos é ajudar a resgatar espécies”

Lilian Breda, superintendente do JBB

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,