Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (PIM) apresentava uma Zona Franca de Manaus forte e competitiva em seu primeiro dia de exposição nesta terça-feira (7), em Brasília, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou o texto da Reforma Tributária que manteve os incentivos da Zona Franca de Manaus (ZFM) e garante a sua competitividade no mercado.

A informação foi dada em primeira mão pelo senador Omar Aziz (PSD-AM). “Eu vim agora da Comissão de Comissão de Justiça, e nós acabamos de votar a reforma tributária. Lá eu disse que a reforma tributária em um país com as desigualdades regionais que nós temos, com as desigualdades sociais que temos, é o ideal para todos. É lógico que sempre vai haver indivíduos. Mas isso foi possível ser feito no momento que o país vive a democracia plena”, disse o senador.

O superintendente da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Bosco Saraiva, também comemorou a notícia e afirmou que o evento além de ficar marcado por essa conquista, mostrou todo o sentimento que permeia no chão das fábricas e empresas amazonenses que compõem o setor.

“Continuamos a lutar pela liberdade econômica e pela evolução de todo um povo que existe, que é grandioso e que é valente e que se representa na Zona Franca de Manaus. Salve a Zona Franca de Manaus. Sejam todos muito bem-vindos”, disse o superintendente que também afirmou a intenção de transformar a FesPIM em uma bienal em Brasília a partir deste ano, a ser realizada em anos não eleitorais.

O presidente do Instituto Piatam, Alexandre Rivas, citou sobre a proposta de sustentabilidade que também é uma das bandeiras da FesPIM, onde por meio do trabalho de empresários do ramo de artesanato, a feira mostrou sua identidade e garantiu também a conservação ambiental.

“Gostaria de deixar claro que somos muito gratos pela confiança (em vocês) e que nós acreditamos nos seus negócios, que serão ou se tornarão referência mundo a fora. Um agradecimento muito especial foi para o nosso arquiteto Sérgio Santos, que está com sua equipe que está apresentando a arte da Amazônia para o Brasil”, enalteceu Rivas.

A atual situação de crise climática enfrentada na Amazônia em decorrência à extrema seca e às queimadas, foi destacada pelo diretor da Ekco Produções, empresa responsável pela produção da FesPIM 2023, Orsine Jr, que citou a importância do Polo Industrial de Manaus como mecanismo de defesa ambiental na Amazônia.

“Conseguimos vencer a seca, conseguimos vencer o desafio. Esse é o espírito de luta aguerrido que nós temos para defender a nossa Zona Franca. Para fazer com que a Zona Franca de Manaus seja vista de todas as maneiras. Não só como desenvolvimento socioeconômico, mas também como uma grande ferramenta de preservação e conservação ambiental. Esse patrimônio ambiental é de todos nós. É do Brasil. E nós, amazônidas e amazonenses, cuidamos dele. E nossos operários, ao invés de estarem depredando a floresta, constroem bens muito bonitos que vocês vão ver aí embaixo”, declarou Orsine.

Dica

fesPIM – Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus
De 7 a 9 de novembro
Das 14h às 20h
No Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Entrada franca
Mais informações: www.fespim.com.br