Brasília é a primeira cidade brasileira a oferecer rotas turísticas acessíveis às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Os miniguias, com 11 equipamentos, já com acessibilidade instalada, foram lançados pela secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça. O lançamento faz parte do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), assinado nesta quinta-feira (17), na Casa de Chá da Praça dos Três Poderes, entre a Secretaria, Ministério do Turismo e Embratur.

O objetivo é proporcionar a execução de ações conjuntas voltadas aos visitantes com deficiência ou pessoas com mobilidade reduzida, posicionando Brasília na vanguarda deste segmento no Brasil. “Desde que iniciei minhas atividades à frente da Setur-DF, recebi a missão do nosso Governado Ibaneis Rocha de trabalhar para consolidar Brasília como um destino de referência no turismo acessível. Agradeço ao Governador por confiar no meu trabalho. Sem ele, não estaríamos transformando Brasília com este novo olhar do Turismo”, afirmou a gestora da Pasta.

“Vamos atender diretamente 131 mil brasilienses com essas ações. O ACT é um instrumento para criar, desenvolver e divulgar cursos de qualificação e materiais de divulgação voltados para atendimento no turismo de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, ale’m de divulgação de informações sobre acessibilidade no turismo”, observou a Secretária. Ela lembrou que o alcance de um acordo como este pode beneficiar cerca de 46 milhões de brasileiros, número da população com deficiência no país.

Foto- Renato Braga/ Setur-DF