O projeto Breaking Down Brasil nas Escolas realiza uma série de atividades culturais e formativas em instituições públicas de ensino e unidades de internação em Planaltina, Distrito Federal. A iniciativa tem como objetivo fomentar a cultura hip hop por meio de oficinas, workshops e apresentações gratuitas voltadas à comunidade escolar e periférica.
A proposta contempla quatro modalidades de danças urbanas: Breaking, Dancehall, Vogue e Hip Hop Dance. Cada evento aborda uma dessas linguagens, explorando suas histórias, contextos sociais e representatividades. As ações são realizadas em escolas públicas e na unidade de internação da cidade, com foco na educação como ferramenta de inclusão.
No dia 31 de outubro, o projeto realiza atividade no Centro de Ensino Educacional Pompílio Marques de Sousa, em Planaltina. A programação inclui apresentação dos grupos Hands UP e Cyphers Clan, além de palestra com o tema “Comunidade LGBTQIAPN+ e danças urbanas”, conduzida por Iago, e workshop de Vogue Dance.
O Vogue, também conhecido como Voguing, é uma dança urbana marcada por movimentos estilizados, poses inspiradas em modelos e linhas corporais definidas. A prática surgiu nos clubes gays do centro dos Estados Unidos, especialmente nas festas chamadas Ballrooms, e ganhou projeção internacional após ser apresentada pela cantora Madonna em 1990, na música “Vogue”.
Criado em 2015, o Breaking Down nasceu como um projeto independente, reunindo artistas, DJs, dançarinos, fotógrafos e videomakers em encontros colaborativos. Segundo o idealizador DJSapo, o projeto evoluiu ao longo da década e, em 2025, passou a integrar o formato educativo com apoio institucional.
A realização atual conta com patrocínio do Plano Nacional Aldir Blanc (PNAB) e do Ministério da Cultura, além de apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (SECEC). A iniciativa busca reconhecer as danças urbanas como expressões culturais legítimas, fortalecendo o vínculo entre cultura urbana e educação.







