Com degustações, expositores e campeonato de baristas, evento tem foco em inovação, sustentabilidade e valorização regional

De 19 a 22 de junho, o Shopping Casapark se transforma no ponto de encontro dos amantes do café com a realização da 4ª edição do Coffee Brasília. Consolidado como o maior evento do setor cafeeiro no Centro-Oeste, o encontro promete uma tradição no universo do café com entrada gratuita e classificação indicativa livre. A programação reúne produtores, baristas, especialistas e entusiastas em uma série de atividades que vão de palestras e workshops a experiências sensoriais, oficinas práticas e competições profissionais. A entrada é gratuita.

“Mais do que demonstrações, o evento tem como proposta de contribuições, gerar conhecimento e valorizar a cadeia produtiva do café, com destaque especial à agricultura familiar”, Nayhara Vieira Alves, uma das organizadoras do Coffee Brasília.

A crescente relevância do Café Brasília reflete o avanço do setor no Brasil, país que consumiu mais de 21,9 milhões de sacas entre novembro de 2023 e outubro de 2024, o que representa cerca de 40% da produção nacional. “O Coffee Brasília desempenha um papel fundamental ao fomentar o mercado de café no Brasil, proporcionando um espaço de conexão entre produtores, empresas e consumidores, e impulsionando o crescimento do setor”, destaca Ana Cristina Alvarenga, uma das organizadoras do Coffee Brasília.

Entre os destaques da programação estão a tradicional Taça Barista e o TNT Latte Art, competições que desafiam criatividade e técnica, além da valorização de cafeterias, torrefações e baristas locais. A estimativa de produção nacional para 2025 é de 51,81 milhões de sacas, com o Sudeste respondendo por quase 87% desse total — um cenário promissor impulsionado por práticas sustentáveis e tecnologias como desenvolvidas pela Embrapa Café, que permitiram uma triplicação da produção mesmo com a redução de áreas cultivadas.

Nesta edição, uma das grandes novidades é uma parceria com o Senac-DF, que oferece oficinas práticas na Varanda Coffee, ao lado da Dular, com temas como Latte Art, drinks com café, métodos de preparo e reaproveitamento da borra na gastronomia. Além disso, a unidade móvel do Senac apresentará para divulgação cursos, como o de Barista, voltados à formação de profissionais para o mercado de cafés especiais.

O evento também reserva espaço para a memória afetiva e a sustentabilidade do setor. O Café Arábia, uma das marcas mais tradicionais da capital, resgata parte da história do café em Brasília com uma exposição especial de veículos icônicos — um caminhão e um tuc-tuc originais, usados nas primeiras entregas da marca na cidade, exclusivamente em exibição no evento.