Nesta quarta-feira, 5, o Banco do Brasil divulga o resultado do Edital de Patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) para compor a programação dos anos de 2026 e 2027. O processo seletivo, realizado entre abril e outubro de 2025, recebeu inscrições em cinco áreas culturais — Exposição, Artes Cênicas, Educação e Mediação, Música e Cinema — e mobilizou produtores de todas as regiões do país. Ao todo, 7.225 projetos foram enviados para análise, número aproximadamente 10% maior que o do último edital, lançado em 2023.
Após avaliação, que envolveu comissão interna do CCBB e pareceristas externos do mercado cultural, foram selecionados 103 projetos de todas as regiões do país, que poderão integrar a programação das unidades do CCBB em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. As análises consideraram o alinhamento ao eixo curatorial, aos critérios de avaliação descritos no edital e a originalidade das propostas.
“O Centro Cultural Banco do Brasil é a principal expressão da atuação do BB na Cultura. Em 36 anos de existência, a diversidade, qualidade e ineditismo da programação contribuem para a relevância do CCBB no cenário cultural do país. A gratuidade, acessibilidade e atuação do Programa Educativo promovem a democratização do acesso à cultura”, reforça Paula Sayão, diretora de Marketing e Comunicação do BB.
O resultado do edital contempla projetos que expressam a pluralidade das manifestações artísticas, percorrem diferentes áreas culturais e suas linguagens, proporcionando trocas e construindo conexões e memórias. Dentre os destaques, vários artistas nacionais e internacionais em uma grande exposição sobre o Surrealismo, homenagens como a dos 90 anos de Maurício de Sousa, encenação de um clássico de Shakespeare com personagens da cultura amazônida, mostras de cinema que vão dos clássicos aos inusitados e projeto de música que traz reflexão sobre a utilização de novas tecnologias.
“É importante destacar ainda que o CCBB Salvador participou pela primeira vez do referido edital, o que proporcionou um aumento significativo no número de inscrições e, consequentemente, na quantidade de projetos selecionados da região Nordeste. O número de projetos selecionados da Bahia, por exemplo, aumentou em 160% comparado ao nosso último Edital, em 2023”, completa Paula Sayão.
O resultado pode ser consultado no site bb.com.br/patrocinios






