A Região Administrativa da Ceilândia sediará mais uma vez a oficina participativa da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). O evento será em 18 de novembro, sábado, às 9h, no Centro de Ensino Médio (CEM) 03 de Ceilândia, localizado na QNM 13, Ceilândia Sul.

Esta será a 45ª oficina organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF). Ceilândia já havia recebido uma em julho. No entanto, devido à sua posição como uma das regiões mais populosas do Distrito Federal, a secretaria reconheceu a importância de levar a iniciativa de volta ao local, com o objetivo de coletar novas sugestões para melhorar a qualidade vida na região e resolver os principais desafios em Ceilândia.

As propostas apresentadas serão analisadas e consideradas na elaboração do novo texto do Pdot, que é a lei responsável por orientar o desenvolvimento do Distrito Federal pelos próximos 10 anos.

A participação da sociedade na elaboração dessa lei é fundamental, conforme explica o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco. “É no Plano Diretor que são definidas as áreas de oferta habitacional, de preservação ambiental, de regularização, áreas prioritárias para certos tipos de investimento, além das áreas urbanas e rurais”.

Para o líder comunitário da Ceilândia, João Gomes, o Pdot poderá influenciar no desenvolvimento da região na questão da organização, impedindo que o crescimento ocorra desordenadamente. “É importante que o cidadão se conscientize sobre como é o funcionamento do Plano Diretor, para entender, respeitar e dar suas sugestões para o desenvolvimento da cidade”, ponderou.

 Foto: Divulgação/Seduh-DF