Entre os dias 25 e 27 de junho, Brasília será palco do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, evento que promete ampliar a visão sobre a gestão de resíduos sólidos no Brasil e no mundo. O encontro será realizado no Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios e reunirá gestores de diversas cidades globais que adotaram com sucesso práticas de lixo zero, apresentando soluções viáveis para um problema que afeta comunidades em escala mundial comprometendo diretamente nas mudanças climáticas que é um dos maiores desafios deste século.

Kadmo Côrtes, vice-presidente do Instituto Lixo Zero e Diretor Geral do Congresso, ressalta a importância deste encontro. “O lixo é hoje um problema de grandes dimensões para a nossa sociedade, em especial para as cidades, onde destina parcela significativa do orçamento. É também um problema político, social, econômico e cultural e nesse evento precisamos fazer um grande acordo social coroando boas práticas para a transformação urbana”, afirmou.

O conceito de “Lixo Zero” refere-se a uma abordagem para a gestão de resíduos, com o objetivo de reduzir ao máximo a geração de resíduos e eliminar a disposição final em aterros sanitários ou incineração. Baseado nos princípios da economia circular, o conceito vê os resíduos como recursos valiosos que podem ser reutilizados, reciclados ou compostados. O foco está na prevenção da geração de resíduos, na redução, reutilização, reciclagem e recuperação de materiais, bem como na educação e conscientização da população sobre a importância da mudança de hábitos para alcançar um futuro sustentável.

A inscrição será feita através do site www.cidadeslixozero.com.br