Preferência do pedestre já constava no Código Nacional de Trânsito, de 1966; Brasília foi pioneira em transformá-la em modelo de cidadania e proteção à vida, reduzindo em 69% as mortes por atropelamento no DF
No dia 1º de abril de 2025, Brasília comemora 28 anos de respeito ao pedestre na faixa. Em homenagem à data, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizou, das 5h30 às 8h, o Café na Faixa em frente à Igrejinha da 107 Sul – local da primeira ação educativa com foco no uso da faixa de pedestre. E, das 9h às 14h, houve ação comemorativa na faixa de pedestres da Plataforma Superior da Rodoviária, em frente ao Conic. Além de comemorativas, as atividades tiveram como objetivo relembrar os condutores sobre a preferência de travessia do pedestre e incentivar os pedestres a realizarem a travessia sempre na faixa.
A obrigatoriedade de dar preferência ao pedestre na faixa a ele destinada já constava desde no Código Nacional de Trânsito, de 1966. No entanto, essa regra ficava só na teoria e, em 1º de abril de 1997, com a Campanha Paz no Trânsito, foi realizado um grande esforço do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, em parceria com a Polícia Militar e o Departamento de Estradas de Rodagem, para sensibilizar os condutores a respeitarem o pedestre na faixa e ensinar o pedestre a atravessar nos locais sinalizados para sua própria segurança.