Campanha nacional visa conscientizar sobre a prevenção e tratamento do Câncer de pele
De acordo com dados do Instituto do Câncer, o câncer de pele é o mais comum no Brasil, corresponde a 30% de todos os tumores malignos. Se identificado na fase inicial, o câncer de pele tem alta taxa de resolução e sobrevida com o tratamento cirúrgico e também com medicamentos imunoterápicos. Por isso, a informação é fundamental, através da campanha Dezembro Laranja, que acontece desde 2014, promovendo ações e medidas que visam trazer qualidade de vida e saúde para a população.
A consulta com o dermatologista e o mapeamento corporal, é um dos exames mais eficazes para se identificar o câncer de pele do tipo melanoma. Com ele, aumenta-se a chance de um diagnóstico precoce, com maior possibilidade de cura. No exame são usadas fotografias macro (corporais) e microscópicas das lesões mais importantes, aumentando a precisão diagnóstica.
A médica dermatologista, Dra. Patrícia Castro, destaca que a prevenção ao câncer da pele é importante em todas as esferas da sociedade: desde aqueles que estão expostos ao sol por lazer até os que precisam trabalhar ao ar livre todos os dias. Por isso a necessidade do uso de bonés, chapéus, óculos, além do filtro solar.
Números oficiais analisados pela SBD mostram que mais de 17 mil casos de câncer de pele deixaram de ser diagnosticados no auge da pandemia de covid-19, entre 2020 e 2021. A situação afetou sobretudo a população com mais de 60 anos. No período, o total de internações em decorrência da doença também caiu 26%, segundo informações do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o ano de 2020, momento mais crítico da pandemia de covid-19, foram realizados 17.227 diagnósticos a menos dessa doença do que em 2019. Isso significa que o número absoluto de casos registrados foi 24,7% menor do que no período anterior ao avanço do coronavírus.
Texto: Graciliano Cândido | Foto: Divulgação