Com a presença de integrantes de várias entidades e associações voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Câmara Legislativa do Distrito Federal celebrou o Dia Mundial do Orgulho Autista e outorgou o título de Cidadão Benemérito de Brasília ao rapper Hungria Neves na tarde desta segunda-feira (24), no plenário.
O autor das homenagens, deputado Robério Negreiros (PSD), conclamou a todos para “unir forças e refletir sobre como melhorar a qualidade de vida das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. Para o distrital, a data, além de um marco de celebração, é um chamado à ação, à conscientização e ao compromisso contínuo com a inclusão.
Ao reafirmar seu compromisso com a causa, Negreiros citou que é autor de quinze leis destinadas aos direitos das pessoas com deficiência, sendo a mais recente a Lei 7.436/2024, que obriga as salas de cinema a realizar sessão adaptada para os autistas, entre outras conquistas para o segmento, como a Lei 6.642/2020, que instituiu a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
O distrital mencionou ainda as emendas ao orçamento, de sua autoria, a fim de viabilizar uma clínica-escola especializada no atendimento ao segmento “São conquistas compartilhadas com todos”, reforçou, ao salientar sua “luta por um Distrito Federal mais inclusivo e respeitoso”.
A data como espaço de reflexão sobre a qualidade de vida das pessoas com TEA foi ratificada pelo secretário da Pessoa com Deficiência do DF, Flávio Santos. Segundo ele, a pasta tem procurado construir políticas que propiciem “mudança de paradigma com o objetivo de alcançar uma sociedade mais justa e igualitária”.