O Distrito Federal conta oficialmente com 35 regiões administrativas, conhecidas popularmente como “cidades”, embora o DF não seja dividido em municípios como os demais estados brasileiros. A mais recente adição à lista foi a criação da Região Administrativa de Água Quente, oficializada em 2024, após aprovação da Câmara Legislativa do DF e sanção do governo local.

Cada região possui uma administração regional própria, com autonomia para lidar com questões locais de infraestrutura, serviços urbanos e atendimento à comunidade. Brasília, o Plano Piloto, é a primeira e mais central delas, sendo a sede do governo federal. Outras regiões, como Ceilândia, Taguatinga, Samambaia e Águas Claras, se destacam por sua população expressiva e infraestrutura consolidada.

A expansão das regiões administrativas reflete o crescimento populacional e a necessidade de organização territorial para garantir melhor prestação de serviços públicos. A nova RA de Água Quente, por exemplo, surgiu da demanda dos moradores por maior representatividade e atenção às demandas locais, antes vinculadas a outras regiões maiores.

Com a inclusão de Água Quente, a lista atualizada das 35 regiões administrativas do DF é: Brasília (Plano Piloto), Gama, Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Guará, Cruzeiro, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Recanto das Emas, Lago Sul, Riacho Fundo, Lago Norte, Candangolândia, Águas Claras, Riacho Fundo II, Sudoeste/Octogonal, Varjão, Park Way, SCIA (Estrutural), Sobradinho II, Jardim Botânico, Itapoã, SIA, Vicente Pires, Fercal, Sol Nascente/Pôr do Sol, Arniqueira, Pôr do Sol e Água Quente.

O crescimento das regiões administrativas é acompanhado por políticas de urbanização, infraestrutura e participação cidadã, consolidando o modelo de gestão territorial única do Distrito Federal.