Ellen Oléria canta pelo projeto Cartola no CCBB Brasília
Ellen Oléria canta pelo projeto Cartola no CCBB Brasília

Brasília segue embalada ao som do choro e do samba nesta virada de mês. No domingo, 3 de agosto, a potente voz de Ellen Oléria sobe ao palco do CCBB Brasília para dar vida ao Projeto Cartola, em uma homenagem emocionante à obra de um dos maiores nomes do samba brasileiro. Esta será a última apresentação no Centro Cultural Banco do Brasil antes da turnê seguir para o Eixão Sul, encerrando um ciclo de intensa conexão entre música, memória e afeto.

E se o samba de Cartola ecoa pelo CCBB, o Complexo Cultural do Choro de Brasília também faz sua parte ao levar música, alegria e encontros para diferentes públicos. Na quarta-feira, 30 de julho, o projeto “Choro Livre Convida” reúne três grandes nomes da cena brasiliense: a cantora Ana Reis, o cavaquinhista Nelsinho Serra e o percussionista Westony. Juntos, prometem uma noite memorável no Clube do Choro, com clássicos do gênero e releituras vibrantes.

Já no sábado, 2 de agosto, a cidade se transforma em um palco a céu aberto com duas atividades simultâneas: o já tradicional Ensaio Aberto da Escola Brasileira de Choro no Parque da Cidade, e o encantador Piquenique Chorão, com o espetáculo cômico e lúdico “Chou Chou e Farofa”. O Palhágico Chou Chou e seu parceiro de cena, o boneco Farofa, misturam mágica, ventriloquia e humor em um show que emociona e diverte todas as idades.

A iniciativa é patrocinada pela Shell, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e reafirma o compromisso com a educação, inclusão e valorização da cultura brasileira. “Acreditamos no poder transformador da arte. Estar ao lado do Complexo Cultural do Choro é contribuir para manter viva a tradição musical do país, ao mesmo tempo em que se fomenta a inovação e a formação de novos talentos”, destaca Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação de Marca da Shell Brasil.

Com entrada gratuita para todos os eventos — exceto a feijoada com samba, que requer reserva — o projeto reforça o papel de Brasília como berço e vitrine da música instrumental brasileira. “Nosso propósito é criar espaços de encontro e vivência com a cultura. Convidamos todos a fazer parte dessa celebração”, convida Henrique Neto, diretor da Escola Brasileira de Choro.

Foto: Diego Bresani