Um novo centro de compras e lazer está em construção na via de acesso ao Aeroporto Internacional de Brasília. O empreendimento é desenvolvido pelo Grupo Partage, companhia com mais de 28 anos de atuação e responsável pela implantação, comercialização e administração de 16 empreendimentos em todo o país, sendo 14 shoppings já em operação, além de edifícios corporativos de alto padrão.
O Partage Brasília será o primeiro open mall da rede e nasce inspirado no céu da capital, unindo modernidade, sustentabilidade e integração com o Cerrado. O projeto valoriza a convivência em áreas abertas, com varandas sombreadas, espelhos d’água e vista para a natureza preservada, oferecendo uma experiência que vai muito além das compras.
Com mais de 60 mil m² de área construída, o shopping reunirá mais de 130 lojas, incluindo sete grandes âncoras, mais de 3 mil metros quadrados de academia (Cia Athletica), Food Hall (Mané Mercado), 10 restaurantes e seis salas de cinema – quatro delas VIP, uma maxscreen de 210m² e uma premium –, além de um exclusivo cinema a céu aberto.
Entre os diferenciais, estão o parque central com mais de 12 mil m², áreas de shows, espaço kids, academia com mais de 3 mil m², Pet Garden e o primeiro observatório aberto de pousos e decolagens da cidade, que permitirá acompanhar a movimentação das aeronaves em uma das pistas mais movimentadas do Brasil.
A sustentabilidade é um pilar fundamental: o empreendimento já conquistou a certificação LEED Gold, tornando-se o primeiro shopping do Distrito Federal a receber o selo internacional. Um viveiro exclusivo foi criado para o resgate e cuidado de espécies nativas do Cerrado, reunindo cerca de 3 mil mudas que serão reintegradas ao paisagismo do shopping.
“Mais do que um centro de compras, o novo empreendimento nasce para ser um ponto de encontro da cidade, um espaço de experiências, lazer e qualidade de vida para os brasilienses e visitantes”, destaca Adriano Capobianco, Diretor Comercial e de Novos Negócios do Grupo Partage.
Localizado a menos de 500 metros do aeroporto, o shopping foi concebido pela equipe da Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, para a cidade e será uma nova opção de lazer e conveniência especialmente para regiões com pouca oferta, como a Asa Sul, Lago Sul e o Park Way. Além dos moradores, passageiros, visitantes e funcionários do terminal aéreo também estão entre os públicos estratégicos do empreendimento. Quem estiver desembarcando ou em uma longa conexão poderá aproveitar o espaço enquanto aguarda o voo.
Um dos grandes atrativos será a praça de alimentação, que terá operação assinada pelo Mané Mercado Vírgula, do Grupo R2 – já reconhecido pelo sucesso no Estádio Mané Garrincha. O espaço promete gastronomia variada, atendimento diferenciado e restaurantes comandados por alguns dos melhores chefs da capital.
O novo shopping faz parte do projeto de desenvolvimento imobiliário da zona aeroportuária da Inframerica, que prevê além do shopping, novos empreendimentos e serviços para a região. O planejamento da área foi construído em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Governo do Distrito Federal (GDF).
“Esse é o maior empreendimento em desenvolvimento dentro de um sítio aeroportuário no Brasil e representa um marco para Brasília. Trabalhamos em conjunto com o Governo Federal, o GDF e os órgãos reguladores para viabilizar cada etapa do projeto, sempre com foco em trazer benefícios para a cidade e para os passageiros. Esse desenvolvimento reforça o papel do Aeroporto de Brasília como indutor do crescimento econômico, social e turístico da capital”, conta Rogério Coimbra, diretor comercial e de assuntos corporativos da Inframerica.
Nos últimos anos, a área aeroportuária já recebeu importantes investimentos. Em 2024, entrou em operação um dos maiores galpões logístico do Distrito Federal e, a via de acesso ao aeroporto, que já contava com concessionárias, foi se destacando e se consolidando como endereço de veículos de alto padrão. Hoje, a região reúne diversas empresas e marcas de carros e motos, tornando-se um dos principais polos da cidade para quem busca adquirir automóveis.
O primeiro passo desse processo de expansão foi dado em 2020, com a inauguração da Praça Pick Up, um moderno centro de mobilidade que conecta os diferentes modais de transporte do aeroporto – ônibus, aplicativos, locadoras de veículos e vans de turismo. O espaço também oferece opções de alimentação e um parquinho infantil para os passageiros.
E as novidades não param por aí: a área aeroportuária seguirá recebendo novos empreendimentos, incluindo espaços de entretenimento, com negociações já em andamento para ampliar ainda mais o mix de serviços oferecidos na região. Assim como o shopping foi idealizado pela concessionária, outros projetos estão sendo desenvolvidos pelo time da Inframerica, com o objetivo de expandir a região e oferecer novas opções comerciais e de lazer em um local estratégico não apenas aos passageiros do aeroporto, mas também à cidade.