Em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais, comunidade diplomática também promove distribuição de brinquedos

O som pesado e o ronco dos motores das motocicletas, comuns no Capital Moto Week, deram espaço a músicas infantis e centenas de crianças curiosas com a experiência do foguete de papel que voava de verdade ou o bichinho de pelúcia colorido que levariam para casa. Assim foi a tarde de segunda-feira (22) com a participação das embaixadas convidadas pela Secretaria de Relações Internacionais (Serinter) para o evento.
Nesta terça (23) e na quarta (24), o evento também vai contar com uma programação especial na Vila do Bem, que oferece, das 10h às 22h30, serviços de saúde, beleza, atendimento ao cidadão e ações culturais. Por meio de uma parceria da Serinter com a organização do evento, as embaixadas aceitaram o convite e também oferecem diversas atividades para os visitantes no espaço.
A Embaixada dos Estados Unidos, presente nos três dias na Vila do Bem, oferece uma vasta programação para a garotada com oficinas de foguetes, brincadeiras e explicações sobre os programas educacionais norte-americanos, em especial os intercâmbios. “São muitas oportunidades para os brasileiros que querem estudar nos Estados Unidos. Temos essa função de conectar o público brasileiro com o nosso país, divulgando nossa cultura e mostrando que é possível sim, inclusive para crianças de comunidades mais carentes, estudar fora”, explicou a representante da embaixada, Sylvie Young. “Em Brasília, temos espaços para proporcionar acesso às informações para estudantes e professores que queiram participar dos programas oferecidos pela embaixada”, completou a também representante da missão diplomática, Moema Brito.
Em meio a tantas atividades na Vila do Bem na tarde de ontem, mais uma embaixada se destacou com a distribuição de pelúcias coloridas. As crianças tiveram a oportunidade de escolher a que mais gostavam para levarem para casa. A ação foi promovida pela Embaixada da Sérvia e contou com a presença do embaixador Aleksandar Ristic na distribuição dos brinquedos.
“O convite da Serinter nos deu essa oportunidade de mostrar que em uma embaixada podemos realizar ações que vão além de discutir política, economia, e outros assuntos sérios para vivenciarmos momentos como este, afinal vivemos aqui com a comunidade de Brasília e queremos fazer parte dela”, destacou o diplomata. “Assim conseguimos ficar bem próximos das comunidades e podemos levar alegria aos que mais necessitam”, concluiu.
Nesta terça-feira (23), as embaixadas do Suriname, El Salvador e Uruguai promovem ações na Vila do Bem. Na quarta (24), será a vez da embaixada da República Dominicana. Ao todo, cerca de 1.000 crianças passarão pelo evento. “Essa interação com as embaixadas tem sido uma das ações desenvolvidas pela secretaria para fortalecer os laços entre comunidade diplomática e os brasilienses”, destacou o secretário Paco Britto.
“A Vila do Bem é onde nosso coração pulsa. Unimos serviço, arte, cultura e o mais importante: pessoas para fazer o bem para outras pessoas”, afirma a CEO do festival, Juliana Jacinto.

Por Lívio Di Araújo