Nos dias 24 e 25 de agosto, das 08h às 18h, o Sol Nascente, em Ceilândia, será palco do Encontro de Grafitti COMVIDA, uma das principais atrações do projeto Isso é Hip Hop, que se estenderá até dezembro em todo o Distrito Federal. O evento marca os 30 anos de carreira de Gilmar Satão, um dos pioneiros do movimento Hip Hop na região e membro do coletivo DF Zulu Breakers.

O artista, que se consolidou como referência no grafitti brasiliense, destaca a importância do evento: “Quero mostrar que existe vida ativa na cultura hip hop, uma renovação que traz frescor ao cenário da cultura em áreas de pouco acesso à arte. Vamos receber convidados de São Paulo, Minas Gerais e Goiânia. Serão 56 artistas de diversas vertentes nos estilos throw-up, freestyle, wild style e 3D, utilizando técnicas mistas como stencil, realismo e temas abstratos e diversos”, explica Satão.

O encontro será realizado na Chácara Comunitária 28, lote 08, área especial 2, Sol Nascente, e reunirá grafiteiros renomados, como Aiog, Atoismo, Bhasek, Cams, Chavão, Dequete, Dhos, DNinja, Does, DuSantos, Gurulino, e muitos outros, que participarão das intervenções artísticas ao longo dos dois dias.

Gilmar Satão: 30 anos de arte e militância no Hip Hop

Nascido e criado na Ceilândia, Gilmar Cristiano, mais conhecido como Gilmar Satão, tem 52 anos e é um dos maiores nomes do grafitti no DF. O envolvimento de Satão com a arte começou ainda na adolescência, quando, aos 12 anos, ele se dedicava à pichação como forma de ocupar o tempo livre. Dez anos depois, ele conheceu o movimento Hip Hop através do filme Beat Street, apresentado por um amigo, Sowtto, e a partir de então, sua relação com a cultura de rua se intensificou