O setor de Cruzeiros já trabalha focado em uma retomada promissora em águas nacionais e os números para a temporada 2021/2022, que tem a previsão de começar no dia 31 de outubro de 2021 e terminar em 19 de abril de 2022, refletem esse cenário positivo.

Ao todo, serão sete embarcações, responsáveis por ofertar 566.280 leitos totais – cerca de 36 mil a mais que na temporada 2019/2020, que contabilizou 530 mil acomodações.

Entre os navios da temporada estão: Costa Toscana (6,554 leitos), Costa Favolosa (3.800 leitos), MSC Orchestra (3.223 leitos), MSC Preziosa (4.325 leitos), MSC Seaside (5.429 leitos), MSC sinfonia (2.679 leitos) e MSC Splendida (4.363 leitos), que levarão cruzeiristas apaixonados pela navegação e tantos outros que viverão essa experiência pela primeira vez por 129 roteiros.

Ao todo, serão 552 escalas em destinos muito queridos e procurados pelos brasileiros, como Rio de Janeiro, Santos, Salvador, Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Itajaí, Maceió, Porto Belo, Recife e Ubatuba, além de Buenos Aires, Punta del Este e Montevidéu.

Alguns pontos importantes contam a favor da temporada nacional, como a retomada da navegação em diversas partes do mundo, como Itália, Cingapura, Taiwan, Japão, Taiti e Ilhas Canárias, que mostram que os robustos protocolos da CLIA Internacional, aprovados e aplicados pelo setor, sempre em concordância com as autoridades locais, têm alcançado o resultado almejado: um retorno seguro e cauteloso, feito em etapas e com medidas que abordam a segurança dos cruzeiristas desde a compra da viagem até seu retorno para casa. Entre elas:

– Embarque – Teste pré-embarque em todos os hóspedes com triagem rigorosa. Tripulantes com três testes antes do embarque e a cada semana a bordo.

– Procedimentos a bordo – Uso de máscaras, distanciamento, menor ocupação, ar fresco sem recirculação, desinfecção e higienização constantes.

– Saúde a bordo – Plano de contingência, corpo médico especialmente treinado para avaliações constantes, monitoramento contínuo por dispositivos pessoais e pela tripulação treinada,  estrutura com todos os modernos recursos para atendimento dos hóspedes e tripulantes.

– Excursões – Protocolos especiais, coordenação com os municípios, cancelamento do reembarque para hóspedes que não cumprem as regras.

No Brasil, esses mesmos protocolos seguem em processo de aprovação.

O compromisso com o meio ambiente também merece destaque neste momento de retomada das atividades. Mesmo durante a pandemia, os associados CLIA já investiram 23,5 bilhões de dólares em novos navios com novas tecnologias e combustível mais limpo para reduzir as emissões de carbono. A meta é reduzir em 40%, até 2030, as emissões de carbono, comparadas com 2008. Serão mais 24 Navios movidos a GNL (gás natural liquefeito) até 2027.