A Floresta Nacional de Brasília é uma unidade de conservação com 5,6 mil hectares de cerrado e trilhas sinalizadas para caminhada e ciclismo. Criada em 1999, protege nascentes que abastecem a represa do Descoberto, essencial para o fornecimento de água no Distrito Federal.
Entre os principais percursos, estão a trilha Murundus (40 minutos), Jatobá (6 km), Pequi (12 km), Buriti (18 km) e Sucupira (36 km). Cada trilha possui sinalização com pegadas coloridas e placas educativas, interpretativas e de emergência.
O circuito de Mountain Bike tem 48 km e é o maior sinalizado em unidade de conservação no Brasil. Há também opções menores para ciclistas iniciantes.
A Flona oferece acessibilidade com cadeiras de rodas adaptadas para trilhas. O contato pode ser feito pelo e-mail flonabrasilia.df@icmbio.gov.br.
O acesso é possível por ônibus (linhas 0.906 e 0.405, R$ 5,50) ou carro, pelas vias EPTG/Pistão Norte e Estrutural. Durante a semana, a via Estrutural está invertida até 9h20 para quem vem de Brasília.
Para acampar na trilha Sucupira, é necessário agendamento pelo site: gov.br.






