Fórum de cooperação internacional fará pesquisa no Oceano Atlântico

O secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas (Sefae), Marcelo Morales, participou entre os dias 5 e 7 de fevereiro do Fórum de Pesquisa Oceânica para todo Atlântico e dos Workshops das Plataformas de Multi-experts do AANChOR, representando o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A pesquisa científica no Oceano Atlântico, que banha toda a costa brasileira, é um dos focos do MCTIC.

Realizado em Bruxelas, na Bélgica, o Fórum definiu a nova direção estratégica e as ambições políticas para a “Aliança de Pesquisa Oceânica para todo o Atlântico” (AANChOR, na sigla em inglês), lançada com a Declaração de Galway, em 2013 e a Declaração de Belém, firmada entre a União Europeia, o Brasil, e a África do Sul, em 2017.

O evento teve foco no Acordo Verde Europeu, na Década das Nações Unidas de Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável, e na Missão H2020 que visa garantir oceanos e águas costeiras e interiores saudáveis, e uma transição justa para o equilíbrio climático do planeta, baseada na melhor informação científica que responda aos resultados sociais esperados para 2021-2030. Na ocasião também foi lançado o Fórum de Jovens Embaixadores do Oceano Atlântico.

Para o secretário Morales, a ciência desempenha um papel importante no fortalecimento da cooperação internacional e vice-versa. “Os desafios globais contemporâneos não reconhecem as fronteiras geopolíticas e não incentivam formas isoladas de resolução”, afirma. “É o caso dos oceanos, mudanças climáticas, pandemias, segurança alimentar e recursos hídricos, entre outros”.

Fonte: Mctic

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,