Nesta terça-feira, 13 de dezembro, foi realizada em Brasília a eleição para escolha da nova composição do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas. O grupo será coordenado pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, durante o biênio 2023-2024. A presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio), Maria Eduarda de Larrazábal, ocupará a cadeira de coordenadora adjunta. Jenner de Moraes estará à frente do cargo de secretário executivo do Fórum, enquanto a diretora-secretária do Conselho Federal de Nutrição (CFN), Manuela Dolinsky, será secretária adjunta.

Foram eleitos, ainda, os cinco membros que irão compor a Comissão Técnica responsável por articular e formalizar as ações conjuntas do Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas. O CFFa indicou o assessor jurídico Lauro Augusto Pinheiro para representá-lo na comissão, tendo a indicação sido acatada por unanimidade pelo Plenário. Os trabalhos da Comissão serão coordenados por Manuela Dolinsky, do CFN.

O deputado federal Rogério Correia, que preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Conselhos Federais, acompanhou a eleição e recebeu do Fórum a Carta de Brasília, documento elaborado em conjunto e aprovado em plenário e que consiste na declaração de valores, metas e compromissos das 32 profissões em defesa da sociedade e dos profissionais registrados.

Membro do grupo de transição de governo que discute Trabalho e Emprego, Rogério sinalizou a intenção do presidente eleito em recriar o Ministério específico para o tema e destacou a fundamental participação dos Conselhos no processo de reconstrução democrático, para que o país volte a ter crescimento econômico.

O calendário de reuniões do Fórum para 2023 será deliberado no próximo encontro, agendado para 14 de fevereiro, na sede do Conselho Federal de Contabilidade.

Foto/Texto: CRF / Instagram / Divulgação