Governador de Goiás desenvolve novos projetos para alavancar economia

O resultado apresentado nesta quarta-feira, 3, do Produto Interno Bruto (PIB), que mostra uma queda de 4,1% em 2020, exigirá, tanto do governo federal quando dos governos estaduais, uma habilidade de gestão para conseguir retomar os rumos da economia a fim de gerar renda e emprego para a população.

Em Goiás, estado governador por Ronaldo Caiado (DEM), as estratégias para essa recuperação econômica já começou, conforme informa o secretário de secretário-geral da Governadoria, Adriano Rocha Lima. Em entrevista à imprensa goiana, Lima falou sobre os investimentos futuros, que devem ocorrer no estado neste e no próximo ano, e afirmou que, a determinação do governo é de fortalecer a economia para proteger a qualidade de vida nos municípios.

O carro-chefe desses investimentos que estão sendo feitos em Goiás é projeção para que a cidade de Anápolis torne-se o maior centro de logística da América Latina. Para tanto, o governo, em parceria com o Ministério da Infraestrutura, assinou protocolo de intenções para criação do Centro de Excelência em Transportes, que ficará no Centro de Convenções de Anápolis, onde vão passar a ser desenvolvidas e testadas todas as tecnologias ferroviárias e outros modais de transporte.

“Com essas medidas, Anápolis vai se consolidar como centro de referência em logística na América do Sul, assemelhando-se à cidade de Memphis, nos Estados Unidos”, diz Lima.

Meta do governo é fazer de Anápolis o grande centro tecnológico da região Centro-Oeste

Além disso, Anápolis ainda deve ganhar mais investimentos no polo farmacêutico, já consolidado,e terá ainda a implantação de uma base de distribuição dos Correios com abrangência nacional.

Como Goiás está estrategicamente localizado no centro do país, a ideia do governo é apoiar no estado projetos de infraestrutura relacionados ao transporte de cargas. O primeiro passo será a aplicação de recursos no Porto de São Simão, cujas obras devem ser lançadas nesta quinta-feira, 4.

Outro foco do Executivo é o Centro de Excelência e Inteligência Artificial (CEIA), já em funcionamento, classificado pela Nvidia, que é uma empresa líder mundial na fabricação de equipamentos para processamento de inteligência. Ainda nesse âmbito da tecnologia aplicada, o governo tem investido na implantação da tecnologia 5G para uso dos produtores rurais em Rio Verde, que é, no momento, a única cidade brasileira a usar essa ferramenta.

Veja abaixo algumas das medidas que estão sendo desenvolvidas em Goiás e que foram destacadas pelo secretário de secretário-geral da Governadoria, Adriano Rocha Lima, nesta terça.

  • Construção do Hospital do Câncer de Goiás, que será construído às margens da BR-153, em Goiânia;
  • Realização de hemodiálise pela policlínica de Posse (Nordeste goiano);
  • Credenciamento de novos profissionais de medicina e odontologia pelo Ipasgo;
  • Participação no Consórcio com outros estados para compra de vacinas contra covid-19;

Texto: Cláudio Ulhoa

@EldoGomes

🎙|| Jornalista Multimídia, Apresentador e Youtuber de entretenimento. 🎮|| Blogueiro desde 2007 e com 11 anos de atuação no jornalismo digital. 🗺|| Autor do Ebook "Jornalismo de Turismo" e colunista/influencer de viagens.