O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, reuniu-se nesta segunda-feira (21) com secretários de Estado e presidentes de empresas públicas para estabelecer as metas estratégicas do GDF para o segundo semestre de 2025. O encontro foi realizado na Residência Oficial de Águas Claras (Roac) e teve como foco ações nas áreas de infraestrutura, saúde, segurança pública, assistência social e turismo.

Durante a reunião, o chefe do Executivo destacou que o momento é decisivo para a manutenção do ritmo de crescimento e de entrega de serviços à população. “Queremos manter o nível da nossa economia, investindo muito na revitalização urbana, infraestrutura e em programas sociais. Também avançamos em turismo e saúde, com novas ações já em curso”, afirmou Ibaneis.

Investimentos em infraestrutura e urbanização

Entre as obras prioritárias estão as reformas das quadras 1 e 6 do Setor Comercial Sul e a urbanização completa do Sol Nascente, com implantação de batalhão da Polícia Militar e uma delegacia. Estão previstas ainda ações como o recapeamento da Asa Norte, melhorias nas rodovias DF-270 e DF-100, e a construção do novo 6º Batalhão da PMDF no Plano Piloto.

No Pôr do Sol e Santa Luzia, além de obras estruturantes, haverá cadastramento de famílias para o Cartão Material de Construção, que oferece apoio financeiro à população em situação de vulnerabilidade. A expansão da iluminação pública também é destaque, com mais de 100 mil lâmpadas de LED já substituídas, como parte do programa DF 100% LED.

Saúde, cultura e mobilidade em pauta

Na saúde, o governo aposta na ampliação de cirurgias eletivas e tratamentos oncológicos com a meta de realizar 16 mil procedimentos até o início de 2026. A medida deve reduzir filas e dar maior agilidade aos atendimentos da rede pública.

No setor cultural e turístico, a gestão aposta na reabertura de equipamentos públicos, como o Teatro Nacional, e no estímulo ao calendário de eventos, incluindo o Capital Moto Week, a Expoabra e o Encontro Cultural das Capitais Ibero-Americanas. O Autódromo de Brasília também passará por revitalização e sediará uma etapa da Stock Car ainda este ano.

Ações sociais e expansão de serviços públicos

A ampliação de restaurantes comunitários — com novas unidades em Arapoanga, Água Quente e Ceilândia —, além da reforma de 50 escolas públicas, estão entre as prioridades sociais. O modelo de gestão compartilhada entre Educação e Segurança Pública também será expandido. Estão previstos ainda novos centros de convivência para idosos, reativação de centros da juventude e instalação de 50 bebedouros em parques como Águas Claras, Taguaparque e Parque da Cidade.

O governo também avalia novos contratos de manutenção para o Zoológico e o Jardim Botânico, que ganharam maior fluxo de visitantes após os programas “Vai de Graça” e “Lazer Para Todos”, que oferecem transporte e acesso gratuitos em domingos e feriados.

Com foco na modernização e no atendimento às necessidades da população, o governador Ibaneis Rocha reforça o compromisso com a entrega de obras e serviços que fortaleçam o desenvolvimento do Distrito Federal em múltiplas frentes.