Últimas Notícias

Governador Ibaneis Rocha entrega nova identidade para Galeria dos Estados

No coração de Brasília, a Galeria dos Estados toma nova forma. Três anos depois de um bloco de concreto do Eixo Rodoviário Sul desabar sobre a passagem subterrânea, as obras de reconstrução estão perto do fim. Do lado de fora, a urbanização foi restaurada e uma praça dá nova cara e experiência a quem passa por ali: 98% das ações já foram executadas. Dentro, as melhorias chegam a 70%.

As obras são executadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Diretor de Urbanização da estatal, Sérgio Antunes Lemos conta que a fase é de acabamento e limpeza na parte externa da galeria. “Foram instalados oito mil metros de calçadas e meios-fios, plantados 7,1 mil metros quadrados de grama e construídos mais 16 bocas de lobo para dar melhor condição de drenagem”, elenca.

Toda a pavimentação das alças de acesso foi recapeada. Na Praça dos Estados, o verde tomou conta, com plantio de 64 palmeiras e 18 ipês coloridos, além das lâmpadas de LED que, instaladas pela Companhia Energética de Brasília (CEB), garantem a iluminação em toda a área.

Área interna

Já a reforma da passagem subterrânea, iniciada em fevereiro de 2019, tem 70% dos serviços realizados. Na segunda-feira (11), foi interditada a última parte da obra, que precisa de intervenção. São executados trabalhos de recuperação, manutenção coletiva e revitalização dos viadutos sobre a galeria, incluindo estrutura, impermeabilização, instalações e acessibilidade.

eldogomes.com.br

Por @EldoGomes | Jornalista Multimídia e YouTuber.