O governador Ibaneis Rocha participou, nesta quarta-feira (1º/10), da inauguração do novo Centro de Distribuição da Amazon no Distrito Federal, unidade que reforça a posição da capital como polo estratégico de logística no país e amplia as oportunidades para pequenos e médios empreendedores do comércio de eletrônicos. 

O centro XBS1, localizado em Santa Maria, ocupa 67 mil m² e tem capacidade para processar até 135 mil pacotes por dia, acelerando os prazos de entrega e ampliando a eficiência logística da região. A nova instalação se soma a outro centro já existente e às três estações de entrega operadas pela empresa norte-americana no DF, resultado de investimentos de R$ 460,7 milhões na última década.

“Só neste centro de distribuição serão 1.400 empregos diretos, um momento de grande satisfação para todos nós. A capital cumpre o papel de integrar o Brasil, na mesma linha de Juscelino Kubitschek, que trouxe para Brasília o centro do país. Com esta nova operação, as empresas do Distrito Federal poderão colocar seus produtos aqui e vender para o Brasil e para o mundo”, destacou Ibaneis Rocha, durante a inauguração do espaço.

Referência para o país

A visita também destacou a estratégia deste GDF de consolidar Brasília como centro logístico nacional, aproveitando localização estratégica, infraestrutura aeroportuária — sendo a única no país com duas pistas em operação simultânea —, malha rodoviária integrada ao Centro-Oeste, Norte e Nordeste, mão de obra capacitada e incentivos fiscais. 

Para Thales Mendes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), o novo centro reforça a integração com os empresários da cidade. “Eles poderão colocar seus produtos neste armazém e distribuí-los para o Brasil inteiro, utilizando uma plataforma de marketplace de relevância nacional e internacional. Brasília tem vocação logística por estar no centro do país, o que facilita a distribuição e fortalece a competitividade das nossas empresas”, afirmou.