Governo de Brasília incentiva plantação de ipês em casas do DF

Começou a floração dos ipês no Distrito Federal. Isso significa que, até outubro, o roxo, o amarelo, o rosa e o branco vão se alternar pela cidade, enchendo os olhos de todo mundo, desde as crianças até os mais velhos, porque é impossível não se emocionar com os buquês de flores. Atualmente, Brasília tem cinco milhões de árvores, das quais 230 mil são ipês. E a cidade vai ganhar mais dessas espécies conhecidas pela beleza de seu colorido.

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) vai fazer o plantio de 100 mil árvores, de 100 espécies, nas 32 regiões administrativas do DF. Desse total, 40 mil serão ipês. O plantio será entre outubro deste ano e o final de março de 2022, que coincide com o próximo período de chuvas na capital.

Ipê no quintal

Todo mundo pode sonhar em ter um ipê para chamar de seu. Para que isso não seja um delírio, no entanto, é preciso, necessariamente, um quintal. Por maior que seja o espaço, é importante ter em mente que um ipê pode chegar a até 14 metros de altura. Já o tronco chega a alcançar de 30 a 50 cm.

Para plantar um ipê em casa, o interessado vai ter que comprar (ou ganhar) a muda. O Viveiro II da Novacap tem capacidade para a produção de 300 mil mudas de árvores nativas do cerrado, como ipês, sucupiras, copaíbas, aroeiras e quaresmeiras.

Na hora de comprar um ipê, o interessado deve escolher uma muda de 1,50 m de altura, no mínimo, medida considerada padrão para garantir a boa qualidade da árvore. Essa muda também já deve ter passado pelo processo de aclimatização para o campo – caso contrário, corre o risco de não se desenvolver.

Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

@EldoGomes

▶️ Jornalista | Podcaster | You7tuber | Acompanhe no Instagram @EldoGomes | comercial@eldogomes.com.br