A ordem de serviço para a pavimentação da via de acesso à Escola Classe Aguilhada, localizada em São Sebastião, foi assinada nesta terça-feira (14) pela governadora em exercício Celina Leão. A ação integra o programa Caminho das Escolas e prevê a aplicação de R$ 3,6 milhões em obras que vão beneficiar diretamente estudantes, educadores e moradores da região.

O trecho contemplado tem quatro quilômetros, ligando o entroncamento com a BR-251 até a entrada da unidade escolar. Além do asfalto, o projeto inclui a instalação de sistema de drenagem de águas pluviais e sinalização horizontal e vertical. A previsão é de geração de 50 empregos diretos durante a execução.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), desde 2019 foram pavimentados quase 100 km de vias de acesso a escolas públicas. O presidente do órgão, Fauzi Nacfur Júnior, destacou que os trechos atendidos são, em sua maioria, curtos e localizados em áreas rurais. “São trechos de 3 km, 4 km, como esse aqui. Se você somar, para dar quase 100 km, são muitas escolas que já foram atendidas”, afirmou.

A Escola Classe Aguilhada atende atualmente 168 estudantes, da educação infantil ao ensino fundamental, do 1º ao 9º ano. De acordo com a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, o novo acesso vai facilitar o transporte escolar e o deslocamento de professores. “Agora você imagina um ônibus subir uma ladeira sem asfalto na chuva, chega a abrir valas, o ônibus atola… E o professor vem no seu carro ou na sua moto. Então, tudo isso é dignidade tanto para os estudantes e suas famílias quanto para quem trabalha nas escolas do campo”, declarou.