A cidade de Pirenópolis, em Goiás, a 148 km de Brasília, passa a integrar o rol de municípios brasileiros que estão buscando o exemplo da Capital Federal para ampliar o leque de público, por meio da educação e negócios, a partir de um novo olhar do turismo para aquecer a economia criativa.

As Secretárias de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, e de Pirenópolis, Vanessa Leal, assinaram, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a implantação do Programa de Turismo Cívico e Pedagógico.

A assinatura foi durante o Encontro Regional de Secretários e Dirigentes de Turismo do Centro-Oeste, no auditório da Universidade Estadual de Goiás, em Pirenópolis, estabelecendo um importante marco na relação turística entre os dois municípios.

O programa de Turismo Cívico Pedagógico já existe em Vassouras (RJ), São Luís (Maranhão), Cláudio (MG) e, em breve, estará também em Recife (PE) e Casemiro de Abreu (RJ).

Esse programa tem como objetivo proporcionar aos estudantes da rede pública de ensino visitar monumentos de Brasília para obter, in loco, fora das salas de aula, ensinamentos da história do Brasil.

“Estou muito feliz por assinar esse termo de cooperação do Turismo Cívico Pedagógico aqui em Pirenópolis, que inclui muitas outras ações de fortalecimento do turismo. Todo município tem condição de se reinventar, em todos existem uma praça e uma bandeira para ressignificar. Todas as crianças precisam entender e exercitar esse sentimento de amor e de conhecimento pelos seus monumentos. Eu tenho certeza que esse projeto vai trazer para essas crianças, uma experiência que irá transformar a vida de todas”, disse a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.