Gretchen se apresenta no Bloco das Montadas 2026 – Foto divulgação
A cantora Gretchen, a Rainha do Rebolado e diva dos memes, é a atração principal do Bloco das Montadas neste domingo (15 de fevereiro). Apresentado na plataforma Carnaval Monumental, na área externa do Museu Nacional, o bloco faz a festa das 13 às 21h. Promovido pelo coletivo artístico Distrito Drag, a programação inclui ainda shows com Lia Clark, Ane Êoketu, Igor Mirái, Pri Arêba, DJ Patty Peronti e a Banda das Montadas.
Responsável pela apresentação no palco e pela direção artística, Victor Baliane conta que a edição deste ano vai celebrar as rainhas do pop, o que motivou o convite à cantora Gretchen como uma das atrações. “Ela marcou a nossa música em várias décadas. E agora ela celebra um boom nas redes sociais com o hit “Freak Le Boom Boom”, totalmente viralizado. A diva é o nosso meme ambulante e muito amada pelo público”, explica.
Para colorir ainda mais a festa, o Bloco das Montadas convocou um elenco de drag para shows durante a tarde do domingo de carnaval, com as artistas Avellaskis, Ayobambi, Cookie B, Elloá Negrinny, Harley Pocstar, Kim Mahara, Larissa West, Naomi Leakes, Pérola Negra e Piper Impéria.
Criada especialmente para a atração, a Banda das Montadas traz nos vocais as drag queens K-Halla, Lee Brandão e Licorina Impéria. Para esta edição, a rainha do bloco é Adora Black, destaque nacional no cenário drag. O Bloco das Montadas é realizado por meio de fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF).
A bateria da escola de samba Capela Imperial faz participação especial no palco, com integrantes das alas da agremiação. As atrações no palco não param e têm um dos momentos mais contagiantes com o concurso da Rainha do Bate Cabelo, com disputa pela performance que mais faz o público vibrar.
“Nosso Pop” foi a escolha do tema que vai dar o tom da festa. Na sonoridade do Bloco das Montadas vale a mistura pop com axé, samba, pagode, funk, tecnobrega e música eletrônica. A expectativa é de ocupar um dos espaços mais importantes da capital federal. “Vamos, mais uma vez, colorir Brasília e ver muita gente dançar e se divertir na festa mais democrática da nossa cultura”, acredita Ruth Venceremos, produtora cultural e uma das criadoras da atração.
A proposta da atração continua a de ser uma festa gratuita, irreverente, popular, segura, com respeito à diversidade e espaço para o público de todas as idades. A estrutura do bloco conta novamente com o Espaço Acolher, que disponibiliza atendimento psicológico e de assistência social, destinados ao públicos e que dão suporte a campanhas educativas de prevenção à violência durante o carnaval.
O Bloco das Montadas tem um espaço exclusivo para pessoas com deficiência (PCDs), com mobilidade reduzida e cadeirantes, para que esta parcela do público tenha visibilidade do palco, mais conforto e autonomia. A área ocupada pela atração disponibiliza banheiros acessíveis. Para facilitar a comunicação, intérpretes de Libras vão estar no palco e uma equipe de apoio fica disponível para atender às diversas necessidades do público.





