Que sou baixinho da Xuxinha todos já sabem né? Mas, é algumas curiosidades sobre a história da nossa eterna rainha dos cotoquinhos?! Vem conferir essa listinha mais que especial.

7 fatos sobre

1|História
A gaúcha Maria da Graça Meneghel, a Xuxa, ingressou na Globo em 1986 para comandar o Xou da Xuxa. Conhecida como Rainha dos Baixinhos, apresentou diversos programas, durante 28 anos. Deixou a emissora em 2014.

2|Jornada
As 20 anos, foi convidada pelo diretor Maurício Sherman para apresentar o programa infantil Clube da Criança, na antiga TV Manchete. Aceitou o convite, mas, como ainda trabalhava como modelo na época, passou a se dividir entre Nova York, durante a semana, e o Brasil, nos finais de semana – quando gravava o programa.

3|História
Três anos depois, em 1986, ingressou na TV Globo, para estrelar o Xou da Xuxa. Com direção de Paulo Netto – e, a partir de 1987, de Marlene Mattos –, o programa ocupava as manhãs de segunda a sábado com uma mistura de brincadeiras, apresentações musicais, números circenses e desenhos animados. Participavam das gravações cerca de 200 crianças, animadas por personagens como as Paquitas (inicialmente, apenas Andréa Veiga e Andréa Faria, primeiras de um grupo que cresceria e acompanharia Xuxa em vários dos seus programas), Dengue (Palhaço Muriçoca) e Praga (Armando Moraes).

4|Filha
Quando nasceu Sasha, a filha de Xuxa com o modelo e ator Luciano Szafir. Na ocasião, durante a licença-maternidade da apresentadora, diversas celebridades se revezaram no comando do Planeta Xuxa, entre elas os cantores Ivete Sangalo, Alexandre Pires, Zezé Di Camargo e Luciano.

5|Cinema
Fora da televisão, Xuxa também teve carreira prolífica. No cinema, estreou em 1979, tendo feito apenas dois filmes adultos, para depois se dedicar exclusivamente a filmes infantis. Inicialmente, fez papéis de mocinha nos filmes do quarteto Os Trapalhões ( o primeiro, em 1983, foi Os Trapalhões na Arca de Noé, de Del Rangel), mas depois criou uma grife de filmes protagonizados por ela mesma. O primeiro deles foi Super Xuxa Contra o Baixo Astral ( 1988), de Anna Penido. O de maior sucesso foi Lua de Cristal (1990), de Tizaka Yamasaki, que alcançou a marca de 5 milhões de espectadores. 

6|Música
Na indústria fonográfica, os produtos lançados com a marca Xuxa também tiveram boas vendagens. Xuxa gravou dezenas de discos, muitos para o mercado latino, conquistando discos de ouro, platina e diamante. Com as músicas gravadas, saiu em turnês pelo Brasil que foram vistas por milhões de pessoas.

7|Licenciamento
Xuxa também fundou, em 1982, uma produtora responsável pelo licenciamento de todos os produtos ligados ao seu nome – uma linha que conta com mais de 200 produtos e que inclui brinquedos, roupas, cosméticos e material escolar, entre outros artigos. Além disso, já teve uma butique de moda infantil, chamada O Bicho Comeu, e é o tema do Xuxa Park, parque de diversões na cidade de São Paulo. Sua imagem também está estampada em anúncios, vendendo diversos produtos. Em 1989, criou a Fundação Xuxa Meneghel, dedicada a projetos sociais voltados para crianças, jovens e famílias carentes de Guaratiba, no Rio de Janeiro. 

Fonte: Memória Globo

📺 | Vídeo novo no YouTube → ( abre aqui )
📸 | Altas dicas no Instagram → @EldoGomes 
📧 | email: comercial@eldogomes.com.br