O governador Ibaneis Rocha entregou nesta segunda-feira (25) a nova sede da 10ª Delegacia de Polícia do Lago Sul, que passou por uma completa reconstrução e modernização. Com investimento de R$ 4,9 milhões, a unidade teve sua área ampliada em mais de 60%, passando de 581 m² para 933 m², e volta a funcionar em regime de 24 horas diárias, atendendo também o Jardim Botânico, o Altiplano Leste e o Aeroporto Internacional de Brasília.

Ao participar da reinauguração, Ibaneis Rocha destacou que a recuperação da infraestrutura das forças de segurança é uma prioridade de seu governo desde o início da gestão. “Nós temos trabalhado desde que assumimos o governo, ainda no período de transição, para fortalecer a segurança pública no Distrito Federal. Reabrimos todas as delegacias para funcionamento integral, realizamos concursos e nomeações, sempre com o objetivo de oferecer segurança de qualidade para nossa população”, afirmou.

Entre as principais novidades da nova estrutura estão salas de acolhimento especial para mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência, além de ambientes climatizados, acessibilidade com rampas e banheiros adaptados, cinco salas de oitivas audiovisuais e de videoconferência, sala de reconhecimento com vidro especial e sistema de segurança reforçado.

Durante a cerimônia, o governador também anunciou que enviará à Câmara Legislativa projeto de lei para criação do serviço voluntário para bombeiros e policiais militares, nos moldes do já existente na Polícia Civil.

A modernização da 10ª DP soma-se a uma série de investimentos recentes na segurança pública, como as novas sedes do Instituto de Medicina Legal (IML), do Instituto de Pesquisa de DNA Forense, da 35ª DP em Sobradinho II, da 9ª DP no Lago Norte e da Deam II em Ceilândia. Desde 2019, o governo Ibaneis Rocha já nomeou 1.374 servidores para a Polícia Civil, ampliando o efetivo e fortalecendo as ações de combate à criminalidade.