Ibmec Brasília promoverá live sobre governança

eldogomes.com.br
Siga-me

No dia 26 de agosto, às 19h30, o Ibmec promoverá a live sobre Governança no setor público brasileiro. Na transmissão, os professores debaterão sobre a situação atual da governança no setor público – seus avanços, desafios e dificuldades -, e sobre as perspectivas no pós-crise, tendo em vista o momento emblemático e desafiador para o país.

O primeiro painel abordará a governança no setor público brasileiro para o pós-crise, e de acordo com Marcio Medeiros, professor da Pós-Graduação em Compliance, a boa governança é primordial para garantir a conexão entre estratégia, gestão e operação, pois o processo de governança envolve descobrir meios de identificar metas e depois, os meios para alcança-las.

“A boa governança precisa reunir estratégia e gestão, mas depende essencialmente das pessoas para ter êxito. Estratégia sem boa governança permite um espaço em branco entre estratégia e operação. Esse espaço será ocupado por agendas pessoais das lideranças táticas ou de interesses diversos difusos da estratégia inicialmente pretendida”, esclarece.

No painel sobre governança em compras públicas, o professor do Global MBA, Thiago Bergmann, avaliará o fato de o tema governança ter entrado definitivamente na pauta do setor público como ferramenta para alcance dos resultados.

“As compras públicas fazem parte desse processo uma vez que boa parte das organizações fica paralisada caso a atividade de compras não esteja entregando adequadamente. Neste contexto, vamos discutir quais instrumentos de governança mais avançaram e quais as dificuldades daqueles que ainda não conseguiram chegar em um estágio de maturidade adequado”, comenta.

No último painel o planejamento estratégico e governança em tempos de incerteza será abordado pelo professor do MBA em Gestão e Políticas Públicas, Jackson de Toni. Segundo o especialista, hoje o Brasil enfrenta um desafio que combina no mínimo três dimensões: reorganizar o aparelho de Estado, recuperar a capacidade de investimento do setor público, especialmente em infraestrutura e políticas sociais e recuperar a efetividade dos instrumentos de planejamento estratégico.

“A estratégia de desenvolvimento é o elemento central dessa nova governança que as elites sociais e políticas precisam construir. Essa tarefa passa necessariamente pela rearticulação dos poderes da república e pelo aprofundamento dos mecanismos de controle e democracia”, explica.

A live sobre Governança no setor público brasileiro é gratuita e será mediada pelo coordenador de Pós-Graduação do Ibmec Brasília, Ricardo Caichiolo.

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,